17/03/2011



Criaad funciona provisoriamente na Coordenadoria de Educação


Sede, atingida pelas enchentes, está em recuperação

Eloir Perdigão

O Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad, ex-Crian) está funcionando provisoriamente – com a parte administrativa - no prédio da Coordenadoria Regional de Educação (Praça Dermeval Barbosa Moreira, 15, fundos, Centro), desde o dia 25 de fevereiro. Isto porque a sede, no Prado, vizinha da Apae, foi afetada pela enchente de janeiro passado. O nível da água atingiu 2,10m. “Passou das portas”, enfatiza a diretora Norma Perrone Laje, para dar uma ideia do que ocorreu.
Norma garante que desde 12 de janeiro passado a equipe do Criaad não parou de trabalhar nenhum dia, mantendo contatos com a Defesa Civil, Ministério Público e demais órgãos da cidade. A partir de 25 de fevereiro a parte administrativa foi transferida provisoriamente para a coordenadoria, enquanto a parte técnica continuou seu trabalho diário, visando a atender ao Comitê da Infância e da Juventude.
Crianças e adolescentes infratores apreendidos estão sendo levados para Teresópolis ou Macaé. A internação está sendo feita na cidade do Rio de Janeiro. A unidade do Criaad em Nova Friburgo não está em condições de receber esses adolescentes por ter perdido praticamente todos os equipamentos.

SEDE PADRÃO
Aproveitando a necessidade de recuperação, em função da enchente, a sede do Criaad está passando por uma reforma completa, a fim de ser adaptada ao padrão estadual do órgão. São 17 unidades no Estado do Rio de Janeiro. “A adaptação ao padrão estadual já estava prevista. A enchente só apressou o trabalho. Vai ser uma obra de emergência para a gente retornar, mesmo com capacidade reduzida de atendimento - sem receber meninas e adolescentes de outras comarcas -, enquanto a obra padrão não termina. A gente vai ficar trabalhando lá com a obra sendo feita em paralelo”, situou Norma.
De acordo com expectativas da diretora, a parte administrativa do Criaad deve retornar à sede até o início de abril próximo, conforme entrosamento com o Ministério Público. A obra principal, para que a sede acompanhe o padrão estadual, deve se prolongar até o fim deste ano.

ATENDIMENTO AOS ADOLESCENTES
Na noite da tragédia estavam na sede seis adolescentes, que passaram o maior sufoco junto com o casal de agentes do Criaad. “Foi um horror, sem luz, com a água batendo nos pés deles, em cima da proteção do gás - o gás estourou e ficaram a noite inteira com cheiro de gás – porque foi o único jeito, não havia outro lugar embaixo para ficar”, frisa Norma. Pela manhã, quando a água abaixou, todos saíram e os adolescentes continuam sendo atendidos. Inclusive um deles está num abrigo da cidade e outro no Criaad de Teresópolis.
Órgão da Secretaria Estadual de Educação, o Criaad “está abrigado” na sede da coordenadoria, da mesma secretaria, como disse a diretora Norma, que não vê a hora de voltar à sede do órgão, no Prado. “A gente quer voltar a trabalhar na nossa sede”, reforçou a diretora.

Deixe seu comentário
Olivia
05/03/2013 - 6:41

Norvasc (generic name: Amlodipine; brand names: Dailyvasc / Istin / Perivasc) is a calcium channel blocker. buy norvasc is tempered to championing the treatment of high blood strain (hypertension) and breast irritation (angina pectoris). Reducing high blood exigency helps prevent strokes, basic nature attacks and kidney problems. Norvasc is the same of the most prescribed label personage prodigal blood strain prescription worldwide. Norvasc works in the service of patients with inoffensive, moderate, or stony-hearted levels of shrill blood pressure. Like other calcium stream-bed blockers, Norvasc works nearby widening your blood vessels, making it easier during your heart to push blood everywhere the fullness, and helps increase the distribution of blood and oxygen to your heart. Calcium channel blockers do not change the amount of calcium in your blood or bones. norvasc 5 mg is within reach in 88 countries. It has been tested in more than 700 medical studies.



Colunistas

Outras Colunas

Leia o Jornal a Voz da Serra Digital, e fique sabendo tudo que acontece na região serrana!
+ Veja mais Charges