Consumidores sanaram 62,2% de dívidas negativadas em 2023

Regularização foi de 64% em até 60 dias após a negativação, maior percentual já registrado desde o início da série histórica
quarta-feira, 24 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

No sudeste do país, do total de dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em 2023, 62,2% foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do vencimento, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian.

Na análise nacional, em 2023, do total de dívidas negativadas, os consumidores inadimplentes regularizaram ou renegociaram 64,1% em até 60 dias do final do ano. Este é o maior percentual já registrado pelo índice desde o início da série histórica. Em relação a 2022 (57,9%), a diferença foi de 6,2 pontos percentuais. 

“A diminuição das taxas de juros e da inflação contribuiu para uma maior regularização das dívidas em atraso por parte dos consumidores, resultando em uma maior estabilidade nos índices de inadimplência. O programa Desenrola do governo federal também incentivou os cidadãos brasileiros a regularizarem suas pendências financeiras", avalia o economista da Experian, Luiz Rabi. 

Na visão por setores, em 2023, as dívidas mais regularizadas pelos consumidores foram com “Bancos/Cartões” (74,6%). Para Rabi, a intenção dos consumidores com essa priorização é a de voltar a ter a confiança dos credores. Em sequência, estavam as "Utilities" (63,9%), que são contas básicas e incluem contas de água, luz e gás. 

Ainda segundo o indicador, as contas negativadas em 2023 com valores superiores a R$ 10 mil lideraram a regularização (76,1%). Esses débitos, segundo o economista, tiveram mais destaque porque dizem respeito ao financiamento de imóveis e veículos, por exemplo. Nesses casos, a falta de pagamento pode resultar na perda do bem — o que faz os consumidores priorizarem o compromisso.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: