Operação fecha pedreira ilegal em Amparo

Sete pessoas foram detidas em flagrante durante ação conjunta da Secretaria estadual do Ambiente e o Comando de Polícia Ambiental
sexta-feira, 19 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Governo do Estado RJ)
(Foto: Governo do Estado RJ)

Na última terça-feira, 16, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria estadual do Ambiente e Sustentabilidade e do Comando de Polícia Ambiental, realizaram uma operação de fiscalização que resultou na interdição de uma pedreira de granito no distrito de Amparo. Ela operava sem licença ambiental e sem permissão regulamentar da Agência Nacional de Mineração (ANM) para exploração da atividade. A operação foi deflagrada a partir de uma denúncia. Sete pessoas foram detidas na ação.   

Os envolvidos na atividade de extração ilegal foram conduzidos à 151ª Delegacia Legal de Nova Friburgo, mas não ficarma presos. Eles irão responder a processo na Justiça por crime ambiental. Os fiscais também apreenderam na pedreira localizada na rodovia RJ-150 (Nova Friburgo-São José do Ribeirão) todo o material utilizado para a execução da atividade clandestina, incluindo uma escavadeira. 

As informações sobre a pedreira de granito foram levantadas pelo setor de inteligência da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (Supcca) da pasta ambiental. “Temos uma equipe altamente capacitada e constantemente em vigilância para coibir qualquer ação que infrinja nossas diretrizes e ameace os patrimônios ambientais fluminenses. Não mediremos esforços para garantir que a legislação seja seguida e que as sanções sejam devidamente aplicadas”, destacou o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: