Prática de exercícios é importante aliada no combate à depressão

Pesquisadores responsáveis pelo estudo ainda encontraram evidências de que o exercício aumenta os efeitos de medicamentos antidepressivos
terça-feira, 09 de abril de 2024
por Vinicius Gastin
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Considerada uma das doenças do mundo moderno, a depressão é está entre as principais causas de incapacidade no mundo. Embora a medicina reconheça diversos tipos de tratamentos eficazes no combate à depressão, menos da metade das pessoas doentes é tratada adequadamente, segundo a Organização Panamericana de Saúde (Opas). Nesse sentido, a prática de exercícios é complemento importante aos tratamentos medicamentosos e à psicoterapia.
Países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália têm, em suas diretrizes de prática clínica, a recomendação de atividade física como parte do tratamento para a depressão. Elas não dão, porém, recomendações claras e consistentes sobre a dose ou a modalidade de exercício.

Para preencher essa lacuna, uma equipe de pesquisadores de quatro países comparou a prática de diferentes modalidades de exercícios físicos com outros tratamentos, como a psicoterapia, antidepressivos e cuidados habituais.
O estudo, realizado com 14.170 participantes e publicado no British Medical Journal (BJM), concluiu que os exercícios físicos são tratamento eficaz para a depressão, sendo caminhada, corrida, yoga e treinamento de força mais eficazes do que outras modalidades, e que os efeitos do exercício são proporcionais à intensidade prescrita.

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo ainda encontraram evidências de que o exercício aumenta os efeitos de medicamentos antidepressivos do tipo Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS), sendo, portanto, poderoso aliado de tratamentos convencionais como a farmacoterapia.

Os resultados da pesquisa pareceram igualmente eficazes para pessoas com diferentes níveis iniciais de depressão. No entanto, os efeitos pareceram diferir de acordo com o sexo e a idade dos participantes. Dentre as mulheres, os treinos de força e ciclismo aparentaram ter maior efeito, enquanto que, para os homens, os efeitos pareceram ser maiores quando prescritas modalidades como yoga, tai chi e exercícios aeróbicos juntamente com psicoterapia.

Além disso, a prática de yoga e exercícios aeróbicos, juntamente com a psicoterapia, pareceram mais eficazes para os participantes mais velhos do que para os mais jovens, para os quais o treinamento de força aparentou ter maior eficácia. A recomendação é para que o paciente deprimido mantenha-se ativo, pois mesmo exercícios menos intensos podem ser uma oportunidade de saída do isolamento social.

Uma vez que a depressão possui diversas causas - genéticas, bioquímicas, psicológicas, familiares e ambientais, também conta com diversas possibilidades de tratamento, sendo o exercício físico um importante aliado na melhora da saúde mental e de uma série de resultados físicos e cognitivos.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: