Equipe de Cabo Frio fatura a Copa Uni de 2024

Vinicius Gastin

Esportes

quarta-feira, 24 de abril de 2024

O ônibus para a Região dos Lagos partiu de Nova Friburgo com um objeto desejado e especial para a atlética Guardiões da Estácio, de Cabo Frio: a taça de campeão geral da Copa Uni 2024, promovida no último fim de semana. Já tradicional no calendário de eventos esportivos de Nova Friburgo, a competição teve partidas nos ginásios Adhemar Combat, na Via Expressa, e no Colégio Estadual Canadá, ambos no bairro Olaria.  

Disputada no formato que engloba diversas modalidades esportivas, a Copa Uni teve a equipe Maníacos da Estácio, de Nova Friburgo, no primeiro lugar no vôlei masculino e feminino. A Estácio de Cabo Frio faturou o título no handebol masculino e feminino. No futsal, a atlética Cavaleiros ficou com o primeiro lugar no feminino, e no masculino, o título foi da Estácio de Cabo Frio.

Este ano participaram as equipes do Cefet, Universidade Estácio de Sá, unidades de Cabo Frio, Macaé, Nova Friburgo e Niterói, Uerj e UFF de Nova Friburgo. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Em 2023, a Copa Uni havia contado com a participação de oito universidades do Estado do Rio de Janeiro, além das já tradicionais festas de confraternização. A atlética Cavaleiros da Unesa foi a campeã do ano passado, tendo a SeleUFF como segunda colocada e a Maníacos da Estácio em terceiro.

Realizada desde 2016, a Copa Uni teve grande sucesso em todos os anos. Seja nas arquibancadas ou nas quadras, os atletas sempre conseguem promover uma grande integração – principal objetivo dos jogos. Considerado fundamental para manter acesa a chama da saudável rivalidade local no meio do esporte universitário, o torneio é uma prévia para os Jogos Universitários de Nova Friburgo (Junfri).

 

Valendo vaga em Paris

Pan-Americano e Oceania de Judô 2024 agita o Rio

Na corrida por uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, o Rio de Janeiro recebe até domingo, 28, o Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024. Realizado na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, o evento é organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em parceria com o Instituto Ofir, via Lei de Incentivo ao Esporte do Estado. Participam do campeonato os principais judocas nas classes Sub-18, Sub-21 e Sênior.

O torneio também contou com o apoio da Secretaria estadual de Esporte e Lazer, que garantiu passagens e hospedagens aos atletas com recursos da contrapartida social da Lei de Incentivo – aporte de R$ 326 mil. Com entrada gratuita todos os dias, o campeonato é o último continental que pode classificar para os Jogos Olímpicos de Paris e promete um grande espetáculo de técnicas, lutas e superação.

“Voltar a ter o cenário mundial do judô aqui no Rio de Janeiro com os principais atletas desse esporte é permitir o resgate de uma das modalidades que mais trouxe medalhas na rica história olímpica brasileira. Um esporte altamente inclusivo, tanto para homens quanto para mulheres, e que, portanto, tem um poder educacional muito forte para os jovens e crianças. Receber uma competição desse nível novamente demonstra a força e capacidade do Rio de Janeiro em realizar grandes eventos internacionais esportivos”, afirma o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

A agenda de disputas teve início com os embates da classe Sub-18. Na terça-feira 23, foi a vez dos judocas Sub-21 mostrarem suas habilidades e, nesta quarta, 24, as competições por equipes mistas das duas classes. O Pan Sênior começa nesta sexta-feira, 26, e segue até domingo , 28, quando a disputa por equipes mistas encerrará o evento.

O presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Sílvio Acácio Borges, enfatiza a importância do campeonato na classificação para Paris 2024 e afirma que a seleção brasileira contará com o apoio da torcida na cidade onde conquistou medalhas olímpicas e mundiais.

“Estamos honrados em receber os melhores atletas das Américas e da Oceania. Nosso país e nosso povo são reconhecidos pela hospitalidade calorosa ao receber visitantes de todo o mundo e com a família do judô não será diferente. Temos o compromisso de oferecer o melhor evento possível, com infraestrutura, organização e a típica paixão brasileira em tudo o que fazemos. Este campeonato tem enorme importância na classificação para Paris 2024 e, por isso, nos esforçaremos para oferecer as melhores condições aos judocas em busca da cobiçada vaga olímpica”, destaca Sílvio. 

  • Foto da galeria

    Título vai para a Região dos Lagos: Guardiões da Estácio, de Cabo Frio, fatura a edição de 2024 (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Rio de Janeiro recebe diversos judocas em busca de uma vaga nos Jogos de Paris (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.