Bolão do Country Clube fatura o Brasileiro da Juventude

Apesar de amador, o bolão exige uma dedicação profissional. Os atletas utilizam outras modalidades, como caminhada, natação e corrida, para manter a forma e desenvolver resistência
sexta-feira, 01 de dezembro de 2023
por Vinicius Gastin
Bolão do Nova Friburgo Country Clube fatura mais um título com os seus jovens atletas (Fotos: Divulgação)
Bolão do Nova Friburgo Country Clube fatura mais um título com os seus jovens atletas (Fotos: Divulgação)

Dentre tantas modalidades esportivas em que Nova Friburgo se destaca, o Bolão é uma das boas referências. Aliando a prática ao contexto histórico - eternizando e disseminando uma das heranças dos povos formadores da cidade -, o esporte continua produzindo novos talentos e conquistando resultados importantes nos mais variados cantos do país.

Na última semana, entre os dias 24 e 26 de novembro, o Nova Friburgo Country Clube participou da 11ª edição do Campeonato Brasileiro de Clubes da Juventude de Bolão 16 (atletas até 24 anos), promovido no clube Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Progresso, em Indaial-SC. O Country Clube se tornou campeão da competição, sendo representado pelos atletas Natalia, Artur, Isadora e Jeferson.

Para ficar com a taça, os bolonistas de Nova Friburgo superaram, na decisão, o Sadi, do Rio Grande do Sul, vencendo pelo placar de 820 a 692. O evento, além da equipe friburguense, contou com participações de 15 times de alto nível do Bolão Brasileiro, das cidades gaúchas de Campo Bom, Novo Hamburgo e Dois Irmãos; Indaial, Itajaí, Blumenau e Timbó-SC, assim como o Pinheiros de São Paulo e Petrópolis-RJ.

O Bolão é um legado das colonizações suíça e alemã em Nova Friburgo, amplamente difundido pelo Nova Friburgo Country Clube e a Sociedade Esportiva Friburguense, desde a década de 50. A história do esporte no Brasil pode ser dividida em antes e depois de 1995. Naquele ano, o atleta paulista Rogério Arc conquistou a medalha de ouro em um campeonato mundial.

No ano seguinte, o terceiro lugar na categoria juvenil e a quarta colocação no feminino, através de Juliana e Adriana, de Curitiba-PR, consolidaram o país no cenário internacional e proporcionaram um novo olhar sobre a modalidade.

Apesar de amador, o bolão exige uma dedicação profissional. Os atletas utilizam outras modalidades, como caminhada, natação e corrida, para manter a forma e desenvolver resistência. O desgaste durante o campeonato é grande: os jogadores chegam a arremessar 40 bolas em competições nacionais, divididas em dez jogadas por cada pista. No mundial, são 120 arremessos por atleta, sendo cinco de aquecimento por pista (totalizando 140 bolas).

Equipes participantes

- Clube 15 de Novembro: Campo Bom-RS

- Sociedade Ginástica de Novo Hamburg: Novo Hamburgo-RS

- Sociedade Atiradores Dois Irmãos: Dois Irmãos-RS

- Esporte Clube Pinheiros: São Paulo-SP

- Associação Esportiva Cultural Recreativa Juvenil: Nova Petrópolis-RJ

- Nova Friburgo Country Clube: Nova Friburgo

- Sociedade Cultural Assistencial Tiradentes: Itajaí-SC

- Sociedade Desportiva Vasto Verde: Blumenau-SC

- Clube Ginástico Guairacás: Timbó-SC

- Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Progresso: Indaial-SC

Evento celebra os 108 anos do antigo Esperança F.C.

Um café da manhã neste domingo, 3, a partir das 9h, na sede social do Nova Friburgo Futebol Clube, na Rua Prefeito José Eugênio Muller, no Centro (antigo estádio Raul Sertã) marcará a celebração oficial comemorativa dos 108 anos do saudoso Esperança Futebol Clube, que marcou época no futebol friburguense. No evento, os ex-esperancistas receberão homenagens especiais.

Segundo o presidente do Conselho Diretor do NFFC, Luiz Fernando Bachini, na ocasião, haverá também uma cerimônia para entrega de certificados. “Os esperancistas fizeram história no futebol de Nova Friburgo e cabe a nós manter esse legado vivo para a atual geração”, completa o presidente do Conselho Deliberativo do Nova Friburgo, Carlos Arnaldo Bravo Berbert, o Juca.

  • Competição, em Santa Catarina, contou com equipes fortes, também com tradição na modalidade

    Competição, em Santa Catarina, contou com equipes fortes, também com tradição na modalidade

  • Resultado definitivo da grande final confirma a conquista do Country Clube

    Resultado definitivo da grande final confirma a conquista do Country Clube

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: