Entre jornais, músicas e livros, o que escolher?

Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

segunda-feira, 25 de março de 2024

Os livros nos fazem ter contato com as ideias, inclusive com as mais corriqueiras, que nas mãos de mestres tornam-se textos de qualidade literária, que nos incitam a pensar sobre situações pelas quais passamos e nem notamos. Em cada situação, por mais banal, há um universo de circunstâncias que não deve ficar invisíveis, entretanto fica escamoteado nos meandros das situações. Os escritores experientes sabem pinçar as menores espigas de milho, porém de delicioso sabor.  

O leitor comumente se depara com a pergunta: o que ler agora? 

Há opções. Diante de tantas, há dúvidas entre livros, revistas e jornais. E mais outra de pano de fundo: qual estilo musical pode acompanhar a alimentação da mente e do espírito durante a leitura? A música conforta o leitor, tornando o momento mais agradável. A leitura, acima de qualquer argumento com relação aos seus benefícios ao leitor, tem de ser prazerosa e instigante ao proporcionar a aquisição do saber. Diante de um texto, sempre é possível aprender algo.  

Jornais e revistas mostram a vida com rapidez. Entretanto cada reportagem, além de oferecer informações sobre a atualidade, apresenta elementos ao escritor para desenvolver um conto, romance ou poesia. Possui material rico para inspirá-lo.  As notícias são feitas por pessoas que possuem histórias de vida, além do que os fatos estão inseridos em um contexto presente, com passado e futuro. Já me disseram que bons lugares para o escritor se inspirar podem ser são pontos de ônibus, bancos de praça e delegacias.

Não basta percorrer os olhos pelas páginas dos periódicos. De acordo com os centros de interesse de cada leitor, a leitura pode ser enriquecida com outras e, aí, tem-se uma melhor noção da atualidade na qual estamos inseridos e somos agentes do acontecer. 

Por outro lado, mesmo no mundo ficcional, que, por verossimilhança, se espelha na realidade concreta, as histórias contadas em romances e contos, são construídas a partir de fatos que, por sua vez, poderiam ser motivos para a elaboração de notícias e matérias jornalísticas. 

Cada texto literário pode influenciar outros, inclusive de estilos diferentes. Tudo por conta da magia das palavras! As mesmas palavras podem ser utilizadas na produção textual de contos, poesias, reportagens, pesquisas científicas, romances e crônicas. As palavras têm vida. Por isso o conteúdo da leitura se movimenta no leitor, belisca-o, convida-o a imaginar, conforta-o. 

E, acima de tudo, em cada leitura o leitor pode se encontrar com os sábios, os magos e os espíritos iluminados.

Publicidade
TAGS:
Tereza Malcher

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis, presidente da Academia Friburguense de Letras e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.