A Aula Magna de Roseana Murray

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

segunda-feira, 22 de abril de 2024

O acidente sofrido pela escritora Roseana Murray, ocasionado pelo ataque quase fatal de três cachorros, tocou a alma de todos, que com ela se sensibilizaram e solidarizaram. A notícia nos deixou em estado de perplexidade pela crueldade com que o destino a surpreendeu. 

A vida de Roseana foi iluminada pela luz verde que acende nos momentos mais sombrios e dolorosos em que alguém se encontra em profundo estado de sofrimento. Ela, com o amor pela vida transbordando em suas feridas, decidiu superar o trauma e retornar à vida, assumindo o desafio de se readaptar às condições físicas comprometidas pela amputação do braço, perda da orelha e ferimentos generalizados. Ela nos é um exemplo de coragem e determinação.

Eu, no meu silêncio cheio de espantos, fiquei me perguntando por que uma pessoa admiravelmente poeta, que criou um trabalho literário e generoso junto ao público infantojuvenil, professores, escritores e demais leitores, que construiu uma história de vida digna, poderia ser submetida a um sofrimento tão terrível?

Será que somente através dessa tragédia ela teria condições de ir além dos seus admiradores e expor ao mundo a sua beleza e força interior? Seu grande desafio, agora, é aprender a escrever poemas com a mão esquerda! Posto que sim, ela demonstra ter imenso respeito pela sua obra e consideração pelos seus leitores, mostra que sua vontade de retornar à vida tem a honra dos heróis e a nobreza dos humildes. 

Com uma vida dedicada à educação e à literatura, Roseana pode perceber que a existência humana tem autoridade sobre todos os eventos a que uma pessoa possa estar envolvida ou submetida. O apreço por si se sobrepõe aos infortúnios do destino, quando a decisão corajosa de continuar a viver possui plenitude. Quem tem amor-próprio conhece as imperfeições da existência e sabe fazer a resiliência nascer e renascer a cada instante.

Deixar-se derrubar pelos infortúnios é a pior fraqueza que se possa ter na medida em que a pessoa vai deixando de se orgulhar de quem é, dos feitos que realizou e ainda tem condições de realizar. Roseana se mostrou como uma grande mestra, suas palavras podem compor o discurso inaugural a quem se aventura a trilhar os tortuosos caminhos da vida.

Quando alguém admira seus passos, percebe as riquezas que foi construindo dia após dia, tem a crença engrandecida de que é capaz de superar as dificuldades. Que, na verdade, são circunstâncias que precisam ser ultrapassadas através de um extenso aprendizado.

Afinal, não estamos todos sentados nos bancos da universidade da vida?

Publicidade
TAGS:

Tereza Cristina Malcher Campitelli

Momentos Literários

Tereza Malcher é mestre em educação pela PUC-Rio, escritora de livros infantojuvenis e ganhadora, em 2014, do Prêmio OFF Flip de Literatura.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.