Dengue: Ministério da Saúde amplia vacinação para mais 154 cidades

Distribuição das novas doses começa a partir da nota técnica publicada nesta quinta, 28
quinta-feira, 28 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O Ministério da Saúde anunciou na quarta-feira, 27, que mais 154 municípios receberão a vacina contra a dengue. Na primeira etapa, 521 cidades haviam sido selecionadas para aplicar o imunizante. Na ocasião, o ministério determinou que fossem incluídas as cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2. 

Na quinta-feira, 28, o ministério divulgou a lista com as novas cidades que receberão o imunizante. Do estado do Rio, constam 12 municípios*: Rio de Janeiro; Queimados; Nilópolis; Duque de Caxias; Nova Iguaçu; São João de Meriti; Itaguaí; Magé; Belford Roxo; Mesquita, Seropédica; Japeri. (*todos Metropolitana 1)

As 154 cidades estão localizadas em 11 regiões de Saúde, que são formadas por municípios fronteiriços que compartilham redes de comunicação e infraestrutura de transportes. A finalidade dessas regiões é integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

Para onde vão as novas remessas

  • Cidades e regiões: Central (ES); Betim, Uberaba, Uberlândia/Araguari (MG); Recife (PE); Apucarana (PR); Grande Florianópolis (SC); Aquífero Guarani, Região Metropolitana de Campinas, São José do Rio Preto e São Paulo (SP).

Segundo o ministério, há 668 mil doses que vencerão em 30 de abril, 523 mil em junho e 84 mil em julho. Para evitar que essas doses sejam inutilizadas, a pasta determinou a redistribuição dos imunizantes. “Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o ministério decidiu redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, nos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, disse Éder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI).

Como todas as cidades do Mato Grosso do Sul já haviam sido contempladas e o Distrito Federal não tem municípios para onde redistribuir internamente, o excedente dessas duas unidades será enviado para o Amapá.

Além dessas doses, o ministério recebeu uma nova remessa de 930 mil doses da vacina Qdenga, que começará a ser distribuída em abril, para os 521 municípios já selecionados e para as 154 cidades adicionadas. 

Vacinas aplicadas

Segundo o Ministério da Saúde, 1.235.119 doses já foram distribuídas aos estados e DF desde o início da vacinação. Deste quantitativo, 534.631 foram aplicadas e 700.488 não foram registradas (ou seja, podem não ter sido aplicadas ainda ou, por lentidão do município, não ter entrado no sistema). 

Ainda de acordo com a pasta, de todos os municípios que receberam doses, 13 cidades ainda não enviaram os dados para o governo. O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.

Mais de dois milhões de casos

O país já registrou, até o momento, mais de dois milhões de casos de dengue em 2024, o maior número registrado em toda a série histórica, que é feita desde 2000. O recorde anterior da doença havia sido batido em 2015, quando foram contabilizados 1.688.688 casos.

Segundo o Painel de Arboviroses, atualizado na última terça-feira, 26, o país tem 2.321.050 casos (prováveis e confirmados) de dengue e 831 mortes confirmadas pela doença até a semana 12.

Em fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa da pasta é a de que o país registre, neste ano, 4,2 milhões de casos.

Boletim aponta tendência de queda dos indicadores no Rio

O estado do Rio de Janeiro apresenta tendência de queda de casos prováveis da dengue, aponta a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). O número de atendimentos a pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual, caiu de 11.904 para 9.966, uma queda de 16%. Até sexta-feira passada, 22, foram registrados 157.294 casos de dengue em todo o estado do Rio e 62 óbitos.

A região do Médio Paraíba, primeira a apresentar piora da situação epidemiológica, teve redução do número de casos pela segunda edição consecutiva do boletim Panorama da Dengue. As regiões Centro-Sul e Metropolitana l (capital e Baixada Fluminense) também apresentaram diminuição nos registros da doença. A avaliação leva em consideração os dados registrados entre 18 de fevereiro e 9 de março, que correspondem às semanas epidemiológicas (SE) 8 e 10.

O boletim elaborado pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da SES-RJ aponta ainda que não foi identificado aumento consistente da taxa de ocupação de leitos no período considerado. “Ainda que os indicadores apresentem tendência de queda, é importante que a população fique atenta aos cuidados e também a sinais e sintomas que possam surgir. A dengue é uma doença febril, aguda e muito dinâmica. Por isso, a necessidade de acompanhamento médico para evitar agravamento dos quadros e, principalmente, óbitos", recomenda a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello. (Fonte: Agência Brasil) 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: