Incentivos fiscais: nova lei estadual garante prorrogação até o final de 2026

Norma também prorroga a concessão de crédito de ICMS para investimentos em infraestrutura
sexta-feira, 03 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Estão prorrogados, até 31 de dezembro de 2026, no Estado do Rio de Janeiro, pelo menos 60 incentivos fiscais que constam no Convênio ICMS 226/23. A determinação é da nova lei 10.356/24, de autoria do Poder Executivo, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial da última terça-feira, 30 de abril.

A norma ainda internaliza o Convênio ICMS 133/23, que também prorroga até 2026 a concessão de crédito outorgado do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para aplicação em investimentos de infraestrutura.

A concessão do crédito outorgado de ICMS deverá ser destinada exclusivamente a aplicação em investimentos em infraestrutura no Estado do Rio de Janeiro. O crédito não poderá exceder, em cada ano, a 5% da parte estadual da arrecadação anual do ICMS relativa ao exercício imediatamente anterior.

“É de suma importância o fomento em investimento em infraestrutura no Estado do Rio de Janeiro, inserido em um contexto de estímulo à política tributária fluminense, que viabiliza o desenvolvimento econômico”, afirmou o governador Cláudio Castro no texto da medida.

Entre os 60 incentivos prorrogados constam benefícios para produção de veículos, medicamentos, produtos essenciais da cesta básica e para modernizações de zonas portuárias – todos estão prorrogados até o final de 2026.

Além dos 59 regimes tributários diferenciados, o Convênio ICMS 226/23 também conta com outro incentivo fiscal, mas que está prorrogado até dezembro de 2024. O incentivo é referente a produtos médicos, como cateter, bolsa para drenagem e oxigenador.

“Além do viés econômico e dos serviços fundamentais, pontua-se oportunamente que o Estado de São Paulo se encontra em processo de internalização do convênio 226/23. Deste modo, a internalização pelo Estado do Rio de Janeiro, garante a isonomia e competitividade com o ente limítrofe”, explicou o governador.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: