A VOZ DA SERRA nos convida ao pensamento reflexivo

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

            Por mais que ouçamos dizer que o setor educacional no Brasil está em situação precária, nem tudo está perdido. O Caderno Z é testemunha de que no Estado do Rio de Janeiro as perspectivas apresentam um otimismo louvável. O projeto de educação ambiental promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em parceria  com o Comitê Rio Dois Rios, alcançou escolas das redes pública e particular de nossa cidade. São equipes formadas por estudantes que desenvolverão desafios durante o ano letivo e, ao final, haverá, por meio de pontuação, uma equipe vencedora. Contudo, todas elas sairão vencedoras pelo conhecimento adquirido no desenrolar do projeto e a vitória maior será para o meio ambiente com jovens muito mais conscientizados.

            Da mesma forma, o Governo do Estado do Rio de Janeiro convocou mais 165 professores aprovados nos concursos de 2013 e 2014, para diversas disciplinas. Entre outras palavras, o governador Claudio Castro destacou: “Sabemos da importância desse reforço para as salas de aula. Essa é mais uma conquista na busca de valorizar a Educação...”. Inclusive são várias ações em andamento para beneficiar a classe estudantil e o professorado. A exemplo, já entraram em vigor as leis estaduais que criaram os cartões “Material Escolar” e “Material de Apoio Pedagógico”, favorecendo alunos e professores em suas demandas no exercício de suas tarefas.

Há ainda mais uma proposta, esta tramitando na Alerj -  o “Cartão do Saber”, que visa incentivar o interesse pela leitura, proporcionando aos estudantes condições para a aquisição de livros. E tem mais: um projeto de lei já aprovado pelos deputados estaduais garante que que as escolas distribuam escovas de dentes aos alunos da rede pública em todo o território fluminense. O olhar atento para a formação escolar de boa qualidade é um grande passo para um futuro melhor.

            Em meio a todos esses avanços, “o Estatuto da Pessoa com Doença Crônica Complexa e Rara está criado no Estado do Rio de Janeiro. A medida tem como base a lei 10.315/24, de autoria original do deputado estadual Munir Neto, aprovada pela Alerj,  sancionada pelo governador Claudio Castro e publicada no Diário Oficial.”. São inúmeros direitos fundamentais definidos no texto com a possibilidade ainda de o governo estadual criar um programa de rastreamento e diagnóstico com o início precoce do tratamento. Em 100 mil indivíduos com doenças raras, a margem é de 65 portadores dessas enfermidades.

            Quanto mais informação, mais caminhamos para uma sociedade constituída por seres abrangentes e acolhedores em todos os sentidos. Não haverá nem mais o tempo de conscientizar sobre coisa alguma, pois tudo estará no mesmo plano das convivências saudáveis e respeitosas. Mas, por enquanto, ainda temos de realizar eventos públicos em prol de causas justas. A exemplo, citamos a “Caminhada do Autismo”, realizada no último dia 7 e coordenada por duas mães de crianças autistas Isabella Stutz e Marcelle Rocha. O objetivo da ação não foi outro senão o de chamar atenção da sociedade para mostrar que “o lugar da  pessoa autista é em todo o lugar que ela quiser”.

            Em “Sociais”, pessoas queridas aniversariando. Na quinta-feira, 11, o tricolor Denilson, irmão da nossa Deise Silva, da equipe do jornal, festejou mais uma primavera. Nesta quarta, 17, quem completa mais um clico de existência plena e frutificada no amor de seu carisma é a querida Regina Schlupp. Parabéns! Vamos festejar também a volta do lutador friburguense, Edson Barboza, ao octógono do UFC no dia 18 de maio, em Las Vegas. Considerado um veterano aos 38 anos de idade, alguns adversários torcem pela sua aposentadoria. Contudo, Barboza não vê a experiência no esporte com um problema, mas, sim, como mais uma chance de mostrar o seu potencial. Bem se vê que ele está muito bem-preparado para enfrentar Lerone Murphy. Sucesso na certa!!

Enquanto isso, o Cão Sentado, na charge de Silvério, continua em sua grande luta no ringue da insatisfação, dando murro em ponta de faca, “esgoelando”, alertando sobre os perigos de se deixar lixo acumulado. Conforme diz a gíria: “Tá osso!”

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.