Poda exagerada nas árvores da Rua Ariosto Bento de Mello

Prefeitura esclarece que o corte foi realizado pelo condomínio, já que o espaço é privado
sexta-feira, 17 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Leitores via WhatsApp)
(Fotos: Leitores via WhatsApp)

Leitores entraram em contato com a redação de A VOZ DA SERRA na última semana para denunciar a poda drástica nas árvores da Rua Ariosto Bento de Mello, no Centro. “Um absurdo a Prefeitura de Nova Friburgo não ter nenhum arquiteto que veja esta aberração. Acabaram com a beleza da rua, que eram os plátanos, árvores comuns em várias cidades da Suíça, Alemanha e Itália. Um crime gerado pela ignorância e falta de sensibilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, relatou um leitor. 

A Prefeitura de Nova Friburgo, no entanto, em nota, esclareceu que “o corte de árvores na Rua Ariosto Bento de Mello foi realizado pelo condomínio onde as mesmas se encontram, uma vez que trata-se de um espaço privado.” A nota explica ainda que “após a queda de galhos que danificaram um veículo, o condomínio solicitou vistoria à Secretaria de Defesa Civil. A avaliação técnica do órgão foi realizada em 8 de novembro e apontou que quatro ipês rosa da via estavam em nível de risco considerado médio, pois apresentavam sinais de senescência e vários galhos secos e ramos que perderam a função na copa, podendo ocasionar acidente por projeção de queda e atingir transeuntes ou veículos.” 

Com isso, a prefeitura autorizou a poda de emergência apenas nas partes das árvores com risco iminente de queda. No relatório da vistoria feito por um engenheiro ambiental da Defesa Civil, houve a orientação para que, havendo intenção de realizar supressão de uma das árvores, que os responsáveis fizessem uma solicitação prévia ao setor de protocolo da Secretaria de Meio Ambiente através de processo. 

A prefeitura informou também que a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente esteve no local no dia em que o corte foi realizado, e diante do flagrante excesso de corte sobre o que foi autorizado, informou à Secretaria de Defesa Civil para notificação aos responsáveis. “É importante frisar que a Secretaria de Meio Ambiente não executa qualquer ação dessa natureza. O papel da pasta é emitir as licenças ambientais”, esclarece a nota.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: