Praça Getúlio Vargas: precariedade compromete nosso cartão postal

Deterioração e vandalismo oferecem perigo a frequentadores do espaço
terça-feira, 02 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

A Praça Getúlio Vargas, sem dúvida, é um dos espaços públicos mais bonitos do interior do estado. Com sua famosa “catedral dos eucaliptos” e amplas alamedas, a praça é um dos cartões postais de Nova Friburgo que encanta moradores e turistas, não só por sua grandiosidade, mas também pela beleza: trata-se de um verdadeiro parque em pleno centro da cidade. Mas esse ícone friburguense, vem sendo maltratado pela ação do tempo, falta de manutenção e, infelizmente, por atos de vandalismo. 

Os inúmeros bancos de madeira que, antes eram um convite aos transeuntes para contemplação da natureza, apreciação dos aspectos urbanos, ou até mesmo uma pausa para breve descanso, hoje são sinônimos de perigo. A maioria deles está com as tábuas de madeira quebradas, outras podres ou vandalizadas. Alguns até estão com pregos à mostra, um risco para crianças. 

“A maldade é tanta que tem bancos aqui que tiveram as bases de concreto quebradas a chutes. Qual o motivo para depredar o patrimônio público? A prefeitura gastou-se tanto com a decoração de Natal, não podia ter usado parte desse dinheiro para reformar a nossa praça?”, queixa-se um transeunte apontando também diversas luminárias dos jardins que estão danificadas e algumas com a fiação elétrica aparente aumentando o risco de choque elétrico. 

“Alguns bancos foram interditados e estão com fitas zebradas para que ninguém sofra um acidente ao sentar neles. Os poucos que ainda restam estão com as tábuas de madeira com fissuras, ressecadas e alguns até exibem as cores verde e azul, que marcaram a alternância de pinturas nas décadas de 1980 e 1990 quando na gestão do ex-prefeito Paulo Azevedo, os bancos ganhavam cor azul e na gestão do ex-prefeito Heródoto Bento de Mello, verde”, lembrou outro frequentador da praça. 

O que diz a prefeitura 

Nesta segunda-feira, 1º, procuramos a Prefeitura de Nova Friburgo para questionar sobre a necessidade de reparos na praça e obtivemos como resposta que o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o município e o Ministério Público prevê uma licitação para contratação de uma empresa que irá reformar todo o mobiliário e os jardins com plantas ornamentais, troca do piso, reforma do chafariz, do coreto e do parquinho próximo à Estação Livre. mas ainda não há data prevista. Por enquanto, o município vem promovendo reparos emergenciais em parceria com a Fundação D. João VI e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. 

A prefeitura esclareceu ainda que há a expectativa que a licitação do TAC da Praça ocorra em breve. O município também informou, em nota, que  “lamenta, no entanto, que os bancos de madeira, reformados há cerca de seis meses, tenham sido vandalizados e que vem providenciado a troca das peças danificadas.”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: