Parque Municipal Juarez Frotté abandonado

Usuários denunciam as péssimas condições em que o espaço se encontra: falta capina, manutenção e sobra sujeira
quinta-feira, 16 de março de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Fotos: Beth Reis)
(Fotos: Beth Reis)

Um espaço onde friburguenses e turistas podem desfrutar de momentos de contato com a natureza, através de caminhadas pelas suas trilhas e de banhos em cachoeiras e de lazer, no parquinho montado para os pequenos. Podem não… podiam. O Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, encontra-se abandonado, de acordo com as denúncias de usuários do espaço. A esteticista Valéria Andrade, que costumava frequentar o parque, deixou de ir lá. “ Dá pena ver o estado em que o parque está. O mato alto, vidros quebrados e banheiros imundos”, relatou, com tristeza.

A denúncia também foi feita por uma mãe, que que não quis se identificar e visitou o parque com os filhos em busca de lazer para as crianças. “Impossível deixar os pequenos no parquinho, que oferece perigo. As tábuas dos brinquedos estão soltas. Os balanços sem os assentos. O mato tomou conta”, lamentou.

Abandono desde a morte de Seu Carlinhos

Durante anos, o Parque Municipal foi cuidado pelo servidor público municipal, Carlos Alberto Machado, carinhosamente conhecido como Seu Carlinhos, que faleceu em setembro do ano passado. Ele morava nas instalações do parque e se dedicava à manutenção dos equipamentos. Desde a morte de Seu Carlinhos o parque está sem receber os cuidados que merece.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Secretaria Municipal de Turismo, gestora do espaço, informou “que está ciente dos problemas relatados na estrutura do Parque Municipal e que já acionou as secretarias, através de memorandos, solicitando suporte na revitalização da estrutura básica.”

A nota informou também que “recentemente a Guarda Civil Municipal instalou uma base da Guarda Ambiental no parque, o que contribuirá na preservação do local e na segurança dos visitantes. No que diz respeito à limpeza e à capina, ambos os serviços têm sido realizadas através do apoio da Secretaria de Serviços Públicos.”

Ainda de acordo com a prefeitura, a Secretaria de Turismo está analisando a viabilidade de buscar parcerias com a iniciativa privada para realizar as melhorias estruturais necessárias.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: