Eu quero chocolate!

Alimento tem substâncias benéficas ao nosso organismo, entretanto…. o consumo excessivo de ovos de Páscoa pode causar danos à saúde
quinta-feira, 28 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)
Na Páscoa, é comum a comercialização de ovos de chocolate, denominados “ovos de Páscoa”. Esses ovos podem ser feitos de chocolate branco, amargo, meio amargo ou ao leite e podem ou não conter recheios. 

Não é necessário temer o produto, basta apenas ter moderação
É um produto delicioso, irresistível mesmo, mania de muitos — como os chamados ‘chocólatras’ —, apreciado por todos, em todo o mundo. Mas, seu consumo exagerado pode trazer danos à saúde.

O recomendado é que diariamente sejam consumidos apenas cerca de 30g de chocolate, sendo ideal a ingestão de chocolate com concentração de 50% a 70% de cacau. Vale destacar que não é necessário temer o produto, bastando apenas ter moderação.

Durante a Páscoa, é comum o aumento de seu consumo, comportamento que pode gerar uma série de problemas a curto e a longo prazo. O maior desses problemas está relacionado ao excesso de açúcar e gorduras, que, a longo prazo, pode desencadear excesso de peso e levar ao surgimento de doenças como diabetes e hipertensão.

De todos os chocolates disponíveis, o branco é o que apresenta o maior teor de açúcar e gordura. Vale salientar, no entanto, que muitos autores não consideram o chocolate branco um verdadeiro chocolate. Isso se deve ao fato de que o chocolate branco é obtido a partir da manteiga de cacau e outros ingredientes, além de não conter massa de cacau.

Além do ganho de peso e problemas relacionados à obesidade, o chocolate pode também causar danos a curto prazo, quando consumido em excesso, nunca é demais repetir. Dentre os danos causados a curto prazo pelo consumo excessivo, destacamos:
  • Irritação no estômago e no intestino;
  • Agitação;
  • Insônia;
  • Enxaqueca;
  • Diarreia.

Algumas pessoas podem apresentar alergia após consumir chocolate, uma vez que esse produto pode conter uma série de ingredientes que desencadeiam reações alérgicas em algumas pessoas, como leite, ovos, amendoins e castanhas. Portanto, é fundamental analisar atentamente os componentes do chocolate que está sendo comprado para evitar danos à saúde. Fora isso, desfrute de seu ovo de Páscoa, sem culpa nem preocupação!

Benefícios do chocolate

Apesar de, em grande quantidade, os ovos de Páscoa serem responsáveis por danos à saúde, não podemos simplesmente dizer que o chocolate é um vilão, pois esse alimento está relacionado a vários benefícios à saúde.

Importante reiterar que os benefícios são maiores quando consumimos chocolates amargos e meio amargos, uma vez que as propriedades benéficas estão relacionados com as substâncias presentes no cacau, sendo mais benéficos, portanto, aqueles que possuem maior teor desse produto.

Dentre as substâncias benéficas presentes no chocolate, podemos destacar os flavonoides, os quais estão relacionados à prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, pesquisas indicam que alimentos ricos em flavonoides podem reduzir a pressão arterial.

O triptofano, que também é encontrado nos chocolates, principalmente no amargo e meio amargo, é um precursor da serotonina, um neurotransmissor que está relacionado com o bom humor. O triptofano no nosso organismo acaba diminuindo os sintomas depressivos. O chocolate também estimula a produção de dopamina e de endorfina, que garantem redução dos níveis de estresse e elevam a disposição mental.

Percebemos, portanto, que o chocolate pode apresentar benefícios e também causar danos à saúde. Entretanto, os malefícios estão relacionados, principalmente, a um consumo exagerado do produto. 

É importante destacar ainda que os benefícios do chocolate são maiores naqueles que possuem um maior teor de cacau e uma baixa quantidade de açúcar, ou seja, o chocolate meio amargo e o amargo.

Feliz Páscoa, e delicie-se com chocolate, seja em forma de ovo ou das tradicionais barras!

(Fonte: mundoeducacao.uol.com.br)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: