Estudantes podem ter direito a cartão para compra de livros

Proposta votada pela Alerj prevê o incentivo a literatura dos jovens fluminenses
sexta-feira, 12 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá implementar o “Cartão do Saber” na rede pública estadual de educação. O cartão, se for aprovado por lei,  será utilizado para que os alunos comprem livros. A proposta é objeto do projeto de lei 1.861/23, de autoria do deputado estadual Munir Neto (PSD), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na sessão ordinária da última quinta-feira, 11. A medida ainda precisa ser aprovada em nova votação na casa legislativa.

O “Cartão do Saber” poderá ser disponibilizado aos alunos que atenderem à frequência mínima de 75% das aulas. A prioridade do cartão será dos alunos do ensino médio de famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. O cartão poderá ser usado em estabelecimentos conveniados, como livrarias e bibliotecas, para adquirir livros e materiais de leitura, incluindo livros digitais.

O valor disponibilizado no “Cartão do Saber” será definido pelo Governo do Estado, considerando os recursos disponíveis pela Secretaria estadual de Educação (Seeduc) destinados exclusivamente à aquisição de livros. O cartão deverá ser renovado a cada semestre, desde que o estudante mantenha a frequência mínima exigida.

“Ao olharmos para algumas de nossas escolas, infelizmente podemos observar que muitos alunos leem pouco ou quase nada. Há grande queixa por parte dos professores sobre o desinteresse que os alunos expressam quando a atividade envolve a leitura”, afirmou o parlamentar autor da proposta.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: