Confiança do consumidor aumenta em março, diz pesquisa

Índice geral passou de 129,2 pontos em fevereiro para 133 na última sondagem da Fecomércio
quarta-feira, 10 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

A confiança dos consumidores do Estado do Rio de Janeiro aumentou em março, se comparada com fevereiro. Segundo sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (I-Fec), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio-RJ), feita entre os dias 11 e 13 de março, com 948 entrevistados, mostra que o índice geral subiu de 129,2 pontos para 133.

Tanto o índice de situação presente quanto o indicador futuro apresentaram alta. A confiança no presente foi de 122,6 pontos, em fevereiro, para 123,5 em março. Os gastos com bens duráveis foram o destaque, com 137,8 pontos, contra 131,6 da pesquisa anterior.

Na situação futura, março registrou 139,3 pontos. Em fevereiro a confiança do consumidor era de 133,6. Os subíndices confiança no emprego, renda familiar e gasto com bens duráveis apresentaram altas significativas de um mês para o outro. Em março, a confiança no emprego ficou em 154,9 pontos, contra 150,1 de fevereiro. Já a renda familiar foi de 126,2 para 132,7 pontos. Os gastos com bens duráveis subiram de 124,6 na pesquisa anterior para 130,3 pontos na atual sondagem.

Sobre a Fecomércio RJ

A entidade reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. 

A Fecomércio representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica fluminense e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: