Brasil registra recorde de pagamento de dívidas negativadas

Constatação é de pesquisa divulgada nesta semana
quarta-feira, 17 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Em 2023, do total de dívidas negativadas, os consumidores inadimplentes regularizaram ou renegociaram 64,1%. A conclusão é do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian. Este é o maior percentual já registrado pelo índice desde o início da série histórica. Em relação a 2022 (57,9%), a diferença foi de 6,2 pontos percentuais. 

“A diminuição das taxas de juros e da inflação contribuiu para uma maior regularização das dívidas em atraso por parte dos consumidores, resultando em uma maior estabilidade nos índices de inadimplência. O programa Desenrola Brasil do Governo Federal também incentivou os cidadãos brasileiros a regularizarem suas pendências financeiras", avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. 

Bancos e cartões: prioridade de pagamento 

Na visão por setores, em 2023, as dívidas mais regularizadas pelos consumidores foram com bancos e operadoras de cartões de crédito (74,6%). Para Rabi, a intenção dos consumidores com essa priorização é a de voltar a ter a confiança dos credores. Em sequência, estavam as "utilities" (63,9%), que são contas básicas e incluem contas de água, luz e gás. 

Contas acima de R$ 10 mil: as mais priorizadas 

Ainda segundo o indicador, as contas negativadas em 2023 com valores superiores a R$ 10 mil lideraram a regularização (76,1%). Esses débitos, segundo Rabi, tiveram mais destaque porque dizem respeito ao financiamento de imóveis e veículos, por exemplo. Nesses casos, a falta de pagamento pode resultar na perda do bem – o que faz os consumidores priorizarem o compromisso. 

O ranking por estados do país revelou ainda que, na média anual de 2023, o Rio Grande do Sul teve o percentual mais expressivo de dívidas pagas em até 60 dias depois da negativação (70,0%), seguido pelos estados da Paraíba (69,7%) e Sergipe (68,9%). 

Desenrola Brasil

Desde fevereiro de 2024, além do acesso por meio do portal gov.br, do Governo Federal, no nível prata (utilizando as credenciais de acesso, inclusive no nível bronze), a ferramenta oficial do Desenrola Brasil pode ser acessada por meio de plataformas de negociação como o aplicativo ou site da Serasa e pelos canais de negociação dos agentes financeiros do programa. 

Após baixar o app, basta clicar em “Negociar dívidas” e na aba “Minhas dívidas” serão apresentadas as ofertas disponíveis (que podem ou não estar relacionadas ao Desenrola Brasil). Caso existam ofertas do Desenrola, o consumidor vai encontrar uma mensagemindicando a plataforma oficial. Basta, então, clicar em  ”Ver detalhes”. 

A Serasa esclarece que não possui qualquer tipo de gestão sobre a plataforma oficial do programa. Por isso, recomenda que quaisquer dúvidas sobre a existência de dívidas e a conclusão de negociações do Desenrola sejam direcionadas aos canais oficiais do programa do Governo Federal.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: