21 de abril é o Dia de Olaria: conheça peculiaridades do bairro

Bairro recebeu esse nome por ter abrigado uma olaria, onde eram fabricados tijolos e telhas
quinta-feira, 18 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Neste domingo, 21 de abril, é celebrado o Dia de Olaria, data criada por lei municipal em 2009, para comemorar com os moradores o orgulho de pertencer ao bairro mais populoso de Nova Friburgo. O dia 21 de abril foi escolhido por ter sido o dia de fundação do Serrano Futebol Clube, em 21 de abril de 1934. O Serrano, time de futebol de Olaria, era um grande representante da cidade no futebol amador, que era uma modalidade esportiva muito forte à época.

A “Cidade de Olaria”

Além disso, Olaria abriga muitas confecções, principalmente de moda íntima, e tem comércio diversificado, vários serviços, clínicas, academias e escolas. Quem mora em Olaria quase não precisa sair do bairro para as atividades cotidianas. Mas nem sempre foi assim. 

O bairro recebeu esse nome por ter abrigado uma olaria, onde eram fabricados tijolos e telhas. Depois passou a ser um bairro de moradia, principalmente de operários das fábricas, que emergiam na cidade, como a Rendas Arp, que inclusive criou uma Vila Operária, onde alguns funcionários moravam. Até os anos 1980, Olaria era um bairro residencial, com comércio local, vendendo apenas itens essenciais e pouca oferta de serviços.

Atualmente, Olaria se destaca tanto na quantidade de moradores (estima-se cerca de 70 mil vivendo no bairro), como na sua grandiosidade econômica. O bairro concentra agências bancárias, empresas, prestadores de serviços e um comércio forte e variado, sem contar as tradicionais igrejas de Nossa Senhora das Graças e São Roque, dois ícones de Olaria que tem ainda a Pedra do Imperador como símbolo e referência. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: