UnoDiverso com muita arte na Usina Cultural Energisa

Artistas passaram por processo seletivo em edital, oficinas formativas e produziram obras exclusivas com o coletivo e o individual como tema
sexta-feira, 15 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

A nova mostra UnoDiverso apresenta a produção de oito novos artistas em 2024. Ana Carolina Turque, Ana Paula Mikoczak, Bruna Dias, Charles Zippi, Flora Lis, Guilherme Caetano, Jhasmyna e Rui Possodelli são os novos talentos da região que vão celebrar a diversidade e a coletividade em um projeto que trabalha a arte-educação, o coletivo e o singular em sua produção. Além do grupo, a artista Elis Pinto foi convidada para compor a mostra.

A pintura, fotografia e a colagem são as principais técnicas utilizadas pelo grupo, com algumas propostas em multilinguagens, e serão apresentadas no primeiro piso da Usina Cultural Energisa Nova Friburgo, que terá um novo layout cenográfico explorado pela Unodiverso com o objetivo de proporcionar uma nova apresentação e experiência do espaço. 

Assim como a Tecnoscópio, exposição anterior do Projeto que destacou a arte produzida e em crítica ao ambiente digital, a UnoDiverso conta com um time de curadores selecionados: Mario Massena, Mario Moreira e Tiago Vianna. 

Acompanhando o trabalho dos artistas da seleção até a produção de conteúdo, o grupo (coletivo, afinal) entrega uma exposição criativa, com muita expressão cunhada no universo de cada artista e na troca proposta durante a imersão com o Projeto Resistência. A UnoDiverso pretende emocionar e envolver o público mais uma vez apresentando alguns talentos da região na exposição que celebra a diversidade e a coletividade. Conheça os oito artistas selecionados e a artista convidada Elis Pinto: 

Elis Pinto nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e reside em Lumiar. Multiartista, trabalha a interdisciplinaridade, utilizando diversos materiais e suportes para sua produção, no entanto tem a pintura acrílica e óleo como especialidade. 

Artistas selecionados

Ana Carolina Turque é natural de Nova Friburgo. Tem 21 anos e começou a fazer colagens durante a pandemia para combater a ansiedade e a insônia. Antes um “escape”, as colagens se tornaram um meio de se autoconhecer e “levar o inconsciente à consciência”.

Ana Paula Mikoczak. Fotógrafa, 26, destaca-se por sua versatilidade, cobrindo eventos e capturando retratos e paisagens. Como psicóloga, busca através do projeto CineQueer, criar um espaço inclusivo para debater filmes que abordem a diversidade.

Bruna Dias, 32, é ceramista de Nova Friburgo, tendo se encantado pela cerâmica por ocasião de um trabalho da faculdade de Artes. Além da pesquisa e produção em cerâmica, a artista leciona e oferece oficinas para jovens e adultos.

Charles Zippi, 33, é artista e designer, formado em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes - UFRJ. Transita entre artes gráficas, intervenções urbanas e performances. Com diálogos sensíveis suas obras são marcadas pela presença das palavras, em uma exploração do sentimento estético associado à linguagem. 

Flora Lis, 19, é uma artista independente, com nome artístico de berço. Flora procura mesclar as diversas habilidades (canto, artes plásticas etc) para poder trazer em seus trabalhos sempre um pouco de si.

Guilherme Caetano, 28, é fotógrafo e psicólogo nascido e criado em Nova Friburgo. Como psicólogo, Guilherme questiona e também procura entender como nossa relação com o mundo como sociedade é tão pautada pelo medo da vida.

Jhasmyna, 23, é cantora, compositora e artista plástica. Carioca, radicada em São Pedro da Serra, se aventura no mundo da arte desde criança, tendo se introduzido profissionalmente na música aos 14 anos e aos 20, no mundo das artes plásticas. Se aprofundou ainda mais em suas pinturas nos últimos dois anos, criando camisas, cenários para seus shows e ímãs de geladeiras com suas artes.

Rui Possodelli, 29, é filho de Zé Roque, poeta, escritor, redator, ilustrador e pintor – “e, por isso, agradeço”. Rui já foi vendedor, professor, “marqueteiro”, designer e ajudante de marceneiro. Após uma breve pausa na adolescência, Rui retomou a produção artística com certa regularidade durante a pandemia. 

A exposição UnoDiverso - Novos Artistas vai de terça a sábado, das 13 às 20h. O Projeto Cultural Resistência Artística é uma realização da WN Recursos, com apoio do Instituto Energisa, Frionline e Sinimbu. Patrocínio da Energisa, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: