Roubos de cargas e nas lojas caíram no primeiro bimestre

Vice-presidente do ISP analisa a queda em reunião do Conselho de Combate ao Mercado Ilegal da Fecomércio-RJ
sexta-feira, 12 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

O Conselho de Combate ao Mercado Ilegal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) recebeu, na última terça-feira, 9, o vice-presidente do Instituto de Segurança Pública do Estado (ISP), tenente-coronel Leonardo Vale, que fez uma apresentação da estrutura da autarquia, que em 2024 completa 25 anos, e como os dados são produzidos e trabalhados.

O oficial da Polícia Militar analisou a redução dos índices de violência. O roubo de cargas apresentou queda de 40,9% no primeiro bimestre de 2024, se comparado ao mesmo período de 2023. Já o roubo a estabelecimentos comerciais caiu 15,3% em janeiro e fevereiro deste ano na comparação com os mesmos meses do ano passado.

Leonardo Vale ressaltou ainda a importância do ISP Visualização, uma ferramenta no site do instituto que permite à população fluminense o acesso aos números produzidos pela instituição. Segundo ele, essa consulta proporciona uma análise mais precisa em relação aos dados oficiais que traduzem a sensação de segurança para as pessoas.

A subnotificação dos dados criminais foi um dos temas abordados na reunião do Conselho de Combate ao Mercado Ilegal. Segundo o tenente-coronel Leonardo Vale, a subnotificação de dados existe em qualquer área. No caso dos dados de segurança pública, há delitos cuja subnotificação possa ser maior do que em outros. Porém, essas subnotificações não afetam os dados, uma vez que elas tendem a ocorrer de forma semelhante ao longo de todo o período da série.

O coordenador do Disque Denúncia, Renato Almeida, apresentou dados do órgão que foram ao encontro dos números apresentados pelo ISP. Diretores da Fecomércio-RJ também participaram da reunião.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: