Quase 40 toneladas de recicláveis recolhidas em um ano

Iniciativa da Fecomércio mantém coletores no Sesc Friburgo
quinta-feira, 02 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Apenas em seu primeiro ano de atuação, o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) contribuiu com a coleta de mais de 1,11 milhão de embalagens recicláveis de aço, alumínio, PET, longa vida, vidro e plástico nos equipamentos Retorna Machines - 70 máquinas de recebimento de recicláveis disponíveis em 18 municípios do Rio de Janeiro - e por coletas volantes. O montante equivale a 37 toneladas de resíduos recicláveis que ganharam destinação sustentável e deixaram de ir para os aterros sanitários. Em Nova Friburgo, há uma máquina de coleta de recicláveis no Sesc (Avenida Presidente Costa e Silva, 231).

Os números das iniciativas do IFeS impressionam. Apenas entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024, foram mais de 400 mil acessos individuais às máquinas. A coleta e futura reciclagem das embalagens garantiu a redução de mais de 135 mil metros cúbicos de itens recicláveis  nos aterros. A economia de energia é estimada em mais de 1.344.227 mil kWh e a economia de água chega a mais de 11.533.141 milhões de litros. A compensação de carbono - não emissão de CO2 - decorrente da destinação desses materiais para a reciclagem equivale à preservação de mais de duas mil árvores da Mata Atlântica.

A iniciativa é fundamentada na logística reversa pós-consumo, processo que consiste na coleta e encaminhamento à reciclagem de produtos e resíduos após o descarte do consumidor final. Os equipamentos estão disponíveis em unidades do Sesc e do Senac de alguns municípios, além de 20 estações de metrô na capital carioca. Além da reciclagem em si, o projeto também é uma ação de educação ambiental que visa conscientizar sobre a importância de dar destinação correta aos resíduos. Os usuários que depositam embalagens nas máquinas ainda recebem créditos que podem ser trocados por produtos e benefícios ou doados para instituições sociais.

Destinação do material descartado 

O processo possui rastreabilidade em toda a cadeia e é neutro em carbono. Os resíduos depositados nos equipamentos Retorna Machine são retirados pela empresa Ambipar-Triciclo e encaminhados às cooperativas credenciadas para separação e pesagem. Posteriormente, são vendidos por essas cooperativas para as indústrias recicladoras. Essas, por sua vez, apresentam ao IFeS a nota fiscal, que geram o certificado de compensação ambiental.

O IFeS também realiza coletas volantes em grandes eventos, como na programação do Festival de Inverno, Circuito Sesc de Jazz & Blues, Natal Sesc e Sesc Verão e nos desfiles das escolas de samba, no Rio.  Para essas ações, 307 catadores cooperados foram contratados, por seus serviços ambientais, para atuar diretamente nos eventos. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: