Terceira edição do Estudantil Friburguense de Basquete é sucesso

Edição foi promovida no último dia 24 de junho, no Ginásio Padre Zegri, do Colégio Nossa Senhor das Mercês
sexta-feira, 30 de junho de 2023
por Vinicius Gastin
Entre os mais jovens, no Sub-14, o GPH sobressaiu e ficou com o título (Foto: Divulgação)
Entre os mais jovens, no Sub-14, o GPH sobressaiu e ficou com o título (Foto: Divulgação)

Nova Friburgo, a futura capital brasileira do basquete, viveu mais um momento especial para a modalidade no município. A 3ª edição do Campeonato Estudantil Friburguense de Basquete, na versão 3 x 3, foi promovida no último dia 24 de junho, no Ginásio Padre Zegri, do Colégio Nossa Senhor das Mercês. Foram mais de dez horas de evento, das 8h às 18h30, quando se encerram as decisões nas três categorias disputadas. No intervalo entre o último jogo classificatório e as finais foi promovida uma atividade voltada aos pais dos jogadores, com disputas de arremesso, trazendo também as famílias dos jovens atletas para participarem do evento.

O Estudantil deste ano contou com a participação de 100 atletas, inscritos nas categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18. De acordo com a organização, ao todo foram 27 trincas ou quartetos (um reserva), sendo dez na categoria Sub-18, outros dez na categoria Sub-16 e sete na categoria Sub-14.

Os times participantes foram formados pelos alunos dos Colégios Anchieta, N.S. das Dores, N.S. das Mercês, Jamil El-Jaick, Espaço Livre, Cec, Augusto Spinelli, Sesi, Tuffy El-Jaick, além das equipes do Serra Sports, Projeto Casa e GPH. A competição foi disputada em formato de grupos, sendo dois em cada categoria, classificando o melhor de cada grupo para a final.

Na decisão pelo título, o GPH superou o Anchieta na categoria Sub-14, e ficou com o vice-campeonato no Sub-16, sendo derrotado pelo campeão Espaço Livre na grande final. No Sub-18, o Anchieta bateu o N.S. das Dores e faturou a taça no ginásio do Colégio N.S. das Mercês. Destaque para a presença de grande público, com diversas famílias e amigos para prestigiar os atletas.

“Tudo ocorreu de forma tranquila e em um ambiente leve durante todo o dia. A competição tem crescido muito e isso me deixa muito feliz, sinal que temos entregue uma competição de qualidade a todos os participantes, um sinal que através da competição temos estimulado o esporte escolar não só dentro, mas também fora das escolas ao vermos as quadras públicas de basquete sempre cheias de jovens e adolescentes e como o basquete tem sido resgatado na cidade. Saber que tenho contribuído de forma eficaz para esse crescimento e retorno é muito gratificante. Ainda é preciso muito apoio e estímulo a esse público escolar, mas o caminho tem sido trilhado e esse é nosso compromisso”, avalia Calebe Ambrósio, idealizador e coordenador do Campeonato Estudantil.

A regra da competição é a mesma que rege o Cefriba, onde todos os alunos de equipes ou clubes devem obrigatoriamente jogar por suas escolas, caso ela participe, e aqueles que as escolas não participam podem jogar por outro time como forma de agregar a todos e não deixar nenhum atleta de fora da competição - estando ele dentro dos pré-requisitos necessários.

“Agradeço ao Colégio N.S. das Mercês por abrir as portas para nosso evento e um agradecimento especial a toda equipe que faz parte do campeonato. Ao Diogo Charanga organizador junto comigo, a arbitragem, e a todos os apoiadores. Essa foi só a primeira do ano, servindo competição inicial para o Cefriba 5 x 5, que deve ocorrer entre agosto e dezembro desse ano. Contamos com a participação das escolas da cidade”, finaliza Calebe.

  • Espaço Livre conquistou o Estudantil no Sub-16, e impediu a dobradinha do GPH

    Espaço Livre conquistou o Estudantil no Sub-16, e impediu a dobradinha do GPH

  • Anchieta levou o título entre os mais velhos, na categoria Sub-18

    Anchieta levou o título entre os mais velhos, na categoria Sub-18

  • Corpo de organizadores, árbitros e colaboradores: nova edição do evento foi sucesso novamente

    Corpo de organizadores, árbitros e colaboradores: nova edição do evento foi sucesso novamente

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: