Observar e fotografar o céu de Nova Friburgo

As excelentes condições climáticas e os diversos pontos favoráveis para uma observação limpa e detalhada, tornam o município da serra fluminense uma atraente opção para os fotógrafos
sexta-feira, 02 de dezembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Solange Fragoso)
(Fotos: Solange Fragoso)

De acordo com o Observatório Nacional, Nova Friburgo está entre as 10 melhores cidades do Brasil para se observar o céu. E localidades perfeitas para se inspirar e exercitar a paixão por registros fotográficos, não faltam por aqui. Um deles fica na localidade de Salinas, em Campo do Coelho.

“O Reserva Três Picos Chalés já é muito procurado como hospedagem para fotografar o céu noturno, pela sua localização privilegiada. No inverno, a via láctea pode ser visualizada sobre as nossas cabeças”, revela Simoni (sócia-proprietária do espaço com o marido Márcio Lucena), citando os comentários de alguns hóspedes que, frequentemente, passam férias ou fins de semana aqui. “Inclusive, muitos deles têm um site e página no Instagram onde exibem as fotos”, completa. 

Arquiteta aposentada, Solange Fragoso é uma das hóspedes mais assíduas, acompanhada do também fotógrafo João Pedro Caminha, também aposentado, da área de TI. 

"Há alguns anos descobrimos o Três Picos, e desde então temos feito muitas fotos nesse lugar lindo. Gostamos principalmente de fotografar o céu noturno. Como o local é bem afastado das luzes da região urbana, nos proporciona ver uma infinidade de estrelas e a nossa Via Láctea, sempre tendo os Picos como inspiração. A grande vantagem de estarmos no Reserva Chalés é que podemos fotografar dentro do espaço da pousada. E também ficamos com fácil acesso à outros lugares do Parque Estadual Três Picos (PETP). Já fotografamos o céu em muitos lugares no Brasil, como Veadeiros, Itamonte, Foz do Iguaçu, Bananal, São José do Barreiro, entre outros, e também em outros países", revela Solange.

Outra hóspede que desfruta do lugar é a médica Suzane Lopes, que tem a fotografia como hobby. Ela costuma se hospedar na pousada levando diversos acessórios, como tripé, câmeras, lentes e pacientemente vasculha o exuberante céu noturno da região. 

"O que me inspira nesse local é a natureza e os astros, que nos dá a medida do quão pequenos somos diante da imensidão deste planeta. Ao mesmo tempo, nos proporciona registrar, para sempre, em imagens, frações do tempo. Essa inspiração já nos levou a lugares como o Parque Nacional do Itatiaia, onde também costumamos fotografar”, contou Suzane. 

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: