Neste sábado tem mutirão Dia D para doação de sangue

Ação vai acontecer das 8h às 11h30, na unidade que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã
sexta-feira, 08 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Com a finalidade de aumentar os estoques do Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo promove neste sábado, 9, mais um mutirão Dia D de doação de sangue. A ação vai acontecer das 8h às 11h30, na unidade que funciona  anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã.

Quem tem mais de 50 quilos, não possui doenças crônicas ou transmissíveis e está bem de saúde pode doar. Não é indicado estar em jejum, a orientação é evitar alimentos gordurosos ou derivados de leite. Também é importante estar hidratado. É preciso apresentar um documento oficial com foto. 

Quem pode doar 

Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.

Condições básicas para doar sangue

  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião;

  • Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);

  • Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);

  • Há medicamentos que podem impedir a doação;

  • Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira de doador. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento;

  • Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;

  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

  • Não fumar duas horas antes da doação.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: