IMPOSTO DE RENDA: Nova Friburgo tem novas regras para retenção na fonte

A mudança vem de acordo com as Instruções Normativas da Receita Federal do Brasil
quinta-feira, 09 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Controladoria Geral do Município, divulgou um comunicado em redes sociais que seus órgãos e entidades da administração pública direta, Fundação Dom João VI e a Câmara Municipal, passarão a efetuar a retenção na fonte do Imposto sobre a Renda (IR) incidente sobre os pagamentos que efetuarem às pessoas físicas e jurídicas, pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em geral, inclusive obras de construção civil.

A mudança vem de acordo com as Instruções Normativas da Receita Federal do Brasil: RFB 1.234, de 11 de janeiro de 2012 e RFB 2.145, de 26 de junho de 2023. As normas constantes nestas instruções são de aplicação imediata, cabendo a todos os fornecedores e prestadores de serviços sua observância para fins de emissão de documentos fiscais para o Município de Nova Friburgo.

No comunicado, a prefeitura observa que “espera contar com a colaboração e compreensão de todos os envolvidos neste processo de mudança que, embora repentino, proporcionará maior autonomia e capacidade de gestão, à medida que fortalece o pacto federativo, permitindo que uma maior parcela do Imposto sobre a Renda seja aplicada diretamente em Nova Friburgo”.

O manual de orientações se encontra disponível no endereço eletrônico: pmnf.rj.gov.br/paginas-centralizadas/9_56_Manuais-diversos.html e quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas via e-mail: controlepmnf@gmail.com.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: