Final de ano, época de fazer balanço e novas promessas

Psicóloga fala da importância de analisar o ano que está findando e traçar metas para o próximo
sexta-feira, 30 de dezembro de 2022
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
Psicóloga e escritora Cinthia Lima Ramos (Foto: Acervo Pessoal)
Psicóloga e escritora Cinthia Lima Ramos (Foto: Acervo Pessoal)

É sempre assim, quando está próximo da virada do ano, as pessoas começam a fazer um balanço do que viveram nos últimos 365 dias e planejar novas conquistas para o ano seguinte. Mas, muitos não conseguem ir adiante em suas propostas. Conversamos com a psicóloga e escritora Cinthia Lima Ramos, que falou sobre a importância de se fazer um balanço anual, definir metas e deu dicas para cumpri-las.

A Voz da Serra: Geralmente, na virada do ano, as pessoas fazem um levantamento do que fizeram no ano. É importante fazer esse balanço? Por que?

Cinthia: Realizar um balanço pessoal é importante, para que cada pessoa possa se dar conta dos ganhos e perdas, observar gastos e investimentos. Refletir com calma os acontecimentos pode ajudar você a não repetir os mesmos erros. Quando os ciclos não são encerrados, você não caminha com leveza para as próximas fases.

Da mesma forma, traçam metas e fazem promessas para o ano que chega. Isso é bom?

Entendo que ao traçar uma meta você precisa ser realista, disciplinado e persistente, para que o seu objetivo venha ser alcançado. Não adianta escrever uma lista infinita de promessas se você não tem a clareza daquilo que está escrevendo ou organizando. O novo ano só será diferente se você bancar novas escolhas, trilhar novos caminhos e aceitar novos desafios, viver a mesmice só vai fazer você continuar onde está hoje.

Mas muitos não conseguem alcançar o que planejaram e desistem. O que é importante na hora de traçar as metas e fazer as promessas?

Ser sincero consigo mesmo é o primeiro passo. Entender o seu atual cenário e as suas condições físicas, emocionais e psicológicas. Equilibrar a sua casa interior é fundamental para a realização de suas metas e sonhos. A frustração é algo inevitável quando as metas não são alcançadas, para tanto, tenha consciência do seu real objetivo para o ano novo. Para conquistar as metas é preciso renunciar, planejar e executar.

É importante anotar as conquistas e as metas, tipo um diário?

Isso é muito importante!  Apesar de muitas pessoas não gostarem de adotar essa prática, pode ajudar você a desenvolver o hábito de acompanhar seus pequenos e grandes ganhos para que se obtenha uma visão geral de suas conquistas. A cada degrau alcançado, celebre, reconhecer as oportunidades de crescimento gera benefícios emocionais e psicológicos.

Frequentar academia, mudar a alimentação, acredito que sejam as promessas mais comuns. Como passar do primeiro mês do ano persistindo?

É importante reconhecer os seus sabotadores internos e os seus gatilhos emocionais para que você não se torne refém deles. Definir os seus passos de forma objetiva e clara faz toda a diferença. Quem não sabe para onde está indo, dificilmente conseguirá cumprir as tais promessas. A disciplina deve ser a sua melhor amiga, não existe resultado sem processos. Comemore as pequenas e grandes conquistas, aprenda parabenizar a si mesmo. E não tenha medo de mudar rotas e planos para se aproximar do seu resultado. Aprenda a dizer não, isso protegerá você das distrações alheias.

Deixe uma mensagem para os leitores de A Voz da Serra nessa virada de 2022 para 2023…

Comemore as suas conquistas. Não espere estar pronto para começar, não somos impecáveis, somos imperfeitos. Aprenda a comemorar a sua nota, o seu emprego, a sua venda, o seu relacionamento, o resultado de um exame, não deixe para amanhã, comemore! Só você sabe o que passou, para obter os seus resultados. Comemore as pequenas coisas, pois grandes coisas estão por vir. Você pode ir além, você pode crescer ainda mais, não desista! 

Seja perseverante, mantenha a constância. A vida exige de todos nós um posicionamento. Só vencemos as guerras, quando passamos pelo treinamento. Se você já subiu o primeiro degrau, comemore. Não abra mão da sua identidade, mantenha a sua autenticidade e não deixe ninguém minar a sua essência. Exerça a fé, alimente a chama da esperança e agradeça a Deus pelo milagre da vida. Vamos ganhar 365 novas oportunidades, faça valer a pena esse novo capítulo da vida!

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: