O Dia das Crianças, data considerada como uma das melhores para o comércio varejista, devido a tradicional procura por brinquedos, roupas e calçados para presentear a garotada, foi comemorado pelos lojistas brasileiros que registraram bom êxito nas vendas. O Indicador de Atividade do Comércio, que é um levantamento feito pela empresa Serasa Experian, mostrou que o varejo físico brasileiro reagiu positivamente na semana do Dia das Crianças (período entre os últimos dias 5 e 11) e cresceu 2,5% nas vendas, em comparação com o mesmo período de 2022.
No fim de semana do Dia das Crianças (feriadão prolongado por conta do feriado nacional dedicado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida), período que muitas pessoas aproveitaram para viajar e foram às compras nas cidades escolhidas como destino, a variação no comércio também foi positiva quando comparada ao ano passado. O acréscimo nas vendas em 2023 foi de 2,6%.
“Após registrar uma queda de 2,8% na última data comemorativa, que foi o Dia dos Pais (último dia 13 de agosto) , o consumidor demonstrou mais fôlego e disposição para gastar graças à retração da taxa de juros, da inflação e do desemprego. Com uma contínua queda destes indicadores, podemos considerar um bom presságio para as vendas do Natal”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian do Dia das Crianças é medido desde 2006 e é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de seis mil estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados.
Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.
A Serasa Experian é uma empresa que cria soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece às empresas do comércio opções para a melhor tomada de decisão.
Deixe o seu comentário