Bicentenário alemão: lançamento de livro e exposição na Fundação D. João VI

A exposição, inspirada pelo livro, terá documentos e objetos originais relacionados à história de Nova Friburgo e do Brasil sobre o contexto da imigração alemã
sexta-feira, 03 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Dentro da programação do bicentenário da imigração alemã que movimenta Nova Friburgo neste fim de semana, será lançado oficialmente, neste sábado, 4, às 18h, o livro e a exposição “A Pequena Alemanha – 200 Anos da Imigração Alemã em Nova Friburgo”, em celebração ao bicentenário da chegada dos colonos alemães em solo friburguense. O evento é fechado e será apenas para convidados. A exposição será gratuita e aberta ao público a partir deste domingo, 5, na Fundação Dom João VI (Praça Getúlio Vargas, 71), ficando disponível até 4 de agosto, com visitação aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, e de terça a sexta-feira das 9h às 18h. 

O lançamento do livro e a exposição têm como objetivo resgatar e democratizar a história da chegada dos colonos alemães à Nova Friburgo, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas, culturais e educacionais ligadas à memória da cultura friburguense em geral. O projeto, que consiste em pesquisa, escrita, editoração e publicação de um livro especial e exposição, abordará a história da imigração alemã para Nova Friburgo desde as primeiras negociações até o estabelecimento dos colonos na vila, além de aspectos importantes relacionados ao tema, como a religião luterana, por exemplo. 

Para ilustrar melhor o cotidiano desses personagens, o toque especial do livro ficará com a publicação inédita do diário de Ernst Hasenclever (1814-1869), traduzido diretamente da língua alemã. O comerciante alemão viajou para Nova Friburgo em agosto de 1840 e, durante o período em que passou na vila, fez diversas anotações e desenhos em seu diário.

A organização do livro é de Débora Bendocchi Alves e Vanessa Cristina Melnixenco. A obra é composta por três artigos de pesquisa histórica, dois deles assinados pelas organizadoras e outro pelo pastor Adélcio Kronbauer. O atual pastor da Igreja Luterana de Nova Friburgo, Gerson Acker, também escreveu uma reflexão para o livro. 

A exposição, inspirada pelo livro, terá documentos e objetos originais relacionados à história de Nova Friburgo e do Brasil sobre o contexto da imigração alemã; reprodução de desenhos e trechos do diário de Ernst Hasenclever; e ainda contará com esculturas e pinturas criadas especialmente para a ocasião pelas mãos do canadense Guy Laramée. O artista plástico traçará de forma contemporânea a sua visão de Nova Friburgo, relacionando-a com as gravuras e desenhos deixados por Hasenclever. Mais informações sobre o livro e a exposição podem ser acessadas aqui.  

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: