Associação de Capoeira Nativos da Serra celebra 21 anos com batizado

Diversos capoeiristas vão alcançar a primeira graduação, e aqueles que já estão na prática da arte marcial brasileira há mais tempo, irão trocar as graduações
quinta-feira, 01 de dezembro de 2022
por Vinicius Gastin
Daniel, o Mestre Canabrava, é um dos destaques do batizado deste ano (Fotos: Divulgação)
Daniel, o Mestre Canabrava, é um dos destaques do batizado deste ano (Fotos: Divulgação)

A tradicional Associação de Capoeira Nativos da Serra, primeiro grupo genuinamente friburguense, está completando 21 anos de atividades neste ano. Um dos grandes responsáveis pela trajetória de sucesso do grupo, Mestre Caroço, vai celebrar este aniversário junto aos alunos e convidados, em mais um batizado neste domingo, 4, às 10h, no Colégio Estadual Jamil El-Jaick.

Na ocasião, diversos capoeiristas vão alcançar a primeira graduação, e aqueles que já estão na prática da arte marcial brasileira há mais tempo, irão trocar as graduações. Um dos destaques desta edição é Daniel Marinho Ernandes Machado, o Mestre Canabrava, que avançará para o cordão branco-amarelo. Essa graduação significa o segundo grau de Mestre, pela Federação Desportiva de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro, filiada à Confederação Brasileira de Pugilismo.

De acordo com as regras da Federação, o mestre de capoeira alcança mais um grau a cada dez anos de prática ininterrupta. Outro destaque é a graduada Letícia Rimes, a “Maria Bonita”, como professora da Associação. O evento vai contar ainda com diversos atletas do Brasil e do exterior.

A Associação Nativos da Serra está sediada, atualmente, na Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), sob o comando de Mestre Caroço. Vários atletas do grupo já ministram aulas pela cidade. Desde a fundação, o grupo expande e dissemina a capoeira com aulas em escolas públicas, privadas, projetos e campanhas sociais.

A Associação também acumula inúmeras participações em desfiles, palestras, homenagens, eventos turísticos, dentre outras ações em Nova Friburgo e pelo Brasil afora. O grupo também acumula outras ramificações ao longo dos anos, através de projetos sociais coordenados por alunos de Mestre Caroço, responsável pela supervisão desses trabalhos.

O tatuador friburguense Rodrigo Catuaba continua impressionando. Em ritmo de Copa do Mundo, ele reproduziu, nos últimos dias, os rostos de Neymar e Richarlison, dois dos grandes destaques da Seleção Brasileira. Dois fãs de Nova Friburgo eternizaram os ídolos na panturrilha da perna, e o compartilhamento de Catuaba nas redes sociais fez as imagens correrem o mundo. Richarlison, inclusive, compartilhou a postagem a partir do perfil do tatuador friburguense. Nas redes sociais, os fãs do trabalho de Catuaba não pouparam elogios, e inúmeros comentários marcam os dois jogadores. Premiado pelo trabalho, o artista também é campeão em solidariedade. Desde 2013, ele faz, gratuitamente, a pigmentação dos seios de mulheres mastectomizadas (que tiveram que extrair os seios devido ao câncer de mama), utilizando técnicas realistas para recompor o desenho do mamilo. Além da reprodução gratuita do aréolo e do mamilo, o Projeto Florescer também oferece a oportunidade para que as mulheres possam cobrir as cicatrizes. O projeto funciona o ano inteiro todas as segundas-feiras pela manhã, com dois atendimentos. As interessadas podem fazer o agendamento através do WhatsApp (22) 99611-1922. Para realizar o procedimento é necessário apresentar um atestado médico com autorização. O estúdio fica na Rua Vicente Sobrinho, 189, no bairro Olaria.

 

  • Associação Nativos da Serra desenvolve atividades há mais de duas décadas em Nova Friburgo

    Associação Nativos da Serra desenvolve atividades há mais de duas décadas em Nova Friburgo

  • Mestre Caroço é o coordenador e idealizador do grupo, um dos mais tradicionais da cidade

    Mestre Caroço é o coordenador e idealizador do grupo, um dos mais tradicionais da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: