Associação de Capoeira Barravento celebra 49 anos

Os primeiros mestres foram Evaldo Bogado de Almeida (Mestre Bogado) e Paulo Sérgio da Silva (Mestre Paulão), que em 1977 se desligou da associação
sexta-feira, 28 de outubro de 2022
por Vinicius Gastin
Capoeira é praticada por vários friburguenses, e uma das equipes mais tradicionais celebra aniversário (Fotos: Divulgação)
Capoeira é praticada por vários friburguenses, e uma das equipes mais tradicionais celebra aniversário (Fotos: Divulgação)

Um dos grupos de capoeira mais tradicionais de Nova Friburgo está em festa: a Associação Barravento está comemorando 49 anos de fundação. Para celebrar a data especial, uma roda de aniversário será promovida neste sábado, 29, no distrito de Campo do Coelho.

De acordo com os organizadores, além de bate-papo, formatura, batizado e troca de graduação, é esperada a participação do Mestre Touro, considerado um dos grandes nomes da capoeira carioca. Touro ministra palestras e workshops pelo Brasil e pelo mundo, e sua agenda prevê, ainda para este ano, participações em eventos nos Estados Unidos, México, Ceará, Cuiabá e Brasília.

“São 51 anos de história na capoeira, mas damos ênfase à data de fundação, pois nos remete a um ano histórico. Foi a partir de 1º de janeiro de 1973, que passou a vigorar o Regulamento Técnico da Capoeira (RTC), homologado pelo Conselho Nacional de Desporto (CND) e pelo Ministério da Educação e Cultura, permitindo assim, que fosse registrado oficialmente grupos e associações de capoeira em território nacional. A Associação Barravento se orgulha de ter sido uma das três primeiras associações de capoeira a serem registradas oficialmente no Brasil. Assim como temos orgulho de termos tido um grande mentor, o Mestre Evaldo Bogado de Almeida, que faleceu em 2018, mas permanece vivo em nossas lembranças, deixando um grande legado para a capoeira”, destaca Jefferson Estanislau.

A Associação Barravento, apesar de ter começado em 1971, foi fundada oficialmente em 27 de outubro de 1973. Os primeiros mestres foram Evaldo Bogado de Almeida (Mestre Bogado) e Paulo Sérgio da Silva (Mestre Paulão), que em 1977 se desligou da associação. A Barravento participou ativamente de todos os campeonatos brasileiros pelo antigo Estado do Rio de Janeiro. Após a fusão com o Estado da Guanabara, passou a fazer parte da Federação de Pugilismo do Estado do Rio de Janeiro.

Os atletas da equipe conquistaram diversos títulos e campeonatos em modalidades individuais, duplas e conjunto, sendo campeões em todas as esferas dos planos: Nacional, Estadual e Municipal. Juntamente com a Associação do Grupo de Capoeira Martins, Associação de Capoeira Angonal e Associação Pequenos Mestres de Capoeira, foram fundadores da Liga Niteroiense de Capoeira (Linc), da Federação de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro (Fcerj) e da Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (FCDRJ), à qual é filiada. O Grupo Barravento está em Nova Friburgo desde 1986, quando veio participar de uma apresentação de artes marciais.

Desde então, vem desenvolvendo trabalhos com a prática da capoeira na cidade, e na década de 90, formou os primeiros mestres de Capoeira de Nova Friburgo, Santana e Caroço. O Grupo Barravento é composto pelas Associações Arte Nossa - Niterói; Barravento (Niterói, Nova Friburgo e Blumenau-SC) e Raízes da Senzala, de Niterói, no Brasil.

No exterior, fazem parte as associações Aafricap (Moçambique, África do Sul e Zimbábue); Barravento (Krisna e África do Sul); N’Jongo (Durban e África do Sul); Cidade do Ouro (Johannesburgo); * Folha Seca (Harare e Zimbábue); Ginga de Maputo (Maputo e Moçambique); Mando dos Palmares (Maputo e Moçambique) e Navegando Capoeira – Academy of Capoeira (Halifax, Canadá e EUA).

Foto da galeria
Presença do lendário Mestre Touro é uma das atrações do evento em Campo do Coelho
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: