28/04/2010



Morre o jornalista Mário de Moraes


* 15-07-1925 + 25-04-2010

A imprensa fluminense perdeu mais um grande talento. Faleceu no último domingo, 25, no Rio de Janeiro, aos 81 anos, o jornalista e também colaborador de A VOZ DA SERRA, Mário de Moraes. Ele foi vítima de falência múltipla dos órgãos e deixou viúva a esposa Sônia, além de dois filhos e quatro netos. Ultimamente, Mário de Moraes escrevia reportagens sobre temas nacionais diversos e de curiosidades. Muitas de suas criações foram publicadas no caderno Light, onde o jornalista delineava todo o seu talento.
Sua última reportagem veiculada em A VOZ DA SERRA, em 16 de janeiro desse ano, destacou o legado do comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, e seus programas de televisão. Na matéria intitulada O programa que acaba quando termina (um bordão do apresentador), Mário de Moraes revelou peculiariedades de um dos ícones da comunicação brasileira. O renomado jornalista ganhou fama nacional ao faturar em 1955 o primeiro prêmio Esso de jornalismo com a reportagem Os paus de arara – uma tragédia brasileira, publicada na revista O Cruzeiro, na qual ele atuou como fotógrafo e o jornalista Ubiratan Lemos como redator.
Para elaborar a reportagem os dois viajaram do Nordeste ao Rio de Janeiro num caminhão pau de arara relatando todas as dificuldades dos nordestinos na fuga da seca. Durante a viagem, Mário de Moraes contraiu tifo e chegou a ser desenganado pelos médicos e só soube da conquista do prêmio através do Jornal do Commercio, desmaiando em seguida. Mário começou a militância na imprensa ainda aos 17 anos como repórter de O Radical, periódico de apoio ao governo Getúlio Vargas. Trabalhou também no periódico O Mundo e na revista Fon-fon, nos idos da década de 1940.
Depois da conquista do prêmio Esso, Mário de Moraes integrou a partir de 1964 a equipe de jornalismo da Rede Globo, onde foi um dos responsáveis pela criação do primeiro telejornal da emissora carioca, o Tele Globo, a convite do amigo, o jornalista Mauro Salles. No telejornal, Mário destacou-se por conseguir uma entrevista exclusiva com o ex-presidente Jânio Quadros antes dele deixar o país em 1965. A equipe de A VOZ DA SERRA lamenta a perda de Mário de Moraes e envia os votos de pesar aos familiares do nosso colaborador.

Deixe seu comentário

Colunistas

...

...

...

Outras Colunas

Leia o Jornal a Voz da Serra Digital, e fique sabendo tudo que acontece na região serrana!
+ Veja mais Charges