27/06/2008



Cursos do Senac Nova Friburgo são opções para quem busca um lugar ao sol no mercado de trabalho


Atualmente a unidade possui 700 alunos matriculados em diversos cursos. Um dos mais procurados é o de cabeleireiro profissional, que tem duração de um ano

Atualmente a unidade possui 700 alunos matriculados em diversos cursos. Um dos mais procurados é o de cabeleireiro profissional, que tem duração de um ano

Uma boa opção para quem quer uma colocação no mercado de trabalho é se inscrever num dos cursos que o Senac Nova Friburgo oferece. A unidade, localizada na Avenida Alberto Braune 135/loja 7, Centro, é o endereço certo para quem quer se aperfeiçoar e aumentar as chances de conseguir um emprego. Além dos cursos tradicionais nas áreas de comércio, beleza, informática, educação, idiomas e artesanato, o Senac ampliou suas atividades e agora oferece novas atividades, programas (veja box) e cursos nos setores de saúde, gastronomia, hotelaria e turismo.
As inovações são frutos da nova filosofia adotada pelo Senac Rio, de trabalhar a vocação regional. “Desde que assumi a unidade Nova Friburgo, em dezembro passado, venho estudando a vocação da cidade e da região, que é voltada para cinco setores: turismo, hotelaria, comércio, gastronomia e educação. Estamos desenvolvendo novos serviços e produtos para alavancar esses segmentos e formar mão-de-obra qualificada”, explicou o gerente Valdir Roberto da Silva.
Atualmente o Senac Nova Friburgo possui 700 alunos matriculados em diversos cursos. Um dos mais procurados é o de cabeleireiro profissional, que tem duração de um ano e ensina o aluno não só técnicas de corte, escova e coloração química como também a gestão de um salão. “É um de nossos cursos mais tradicionais e completos. Com duração de um ano, o aluno sai apto para o mercado de trabalho, podendo tanto montar seu próprio salão quanto trabalhar em qualquer centro de beleza”, destacam Valdir e o professor Antônio José Lopes Sinhorinho.
Para Eliane Pio Borges Naves, aluna da turma da manhã, o curso é uma excelente oportunidade para quem quer trabalhar no setor de beleza. “Sempre gostei dessa área, mas nunca tive tempo para fazer o curso. Agora é a minha chance de aprender e poder me dedicar profissionalmente ao ramo da beleza, que adoro”, diz ela, planejando montar seu próprio salão ao fim do curso.
Vale destacar que de janeiro a abril deste ano o Senac capacitou 2.800 pessoas em 21 cursos. “Cerca de 60% dos alunos foram inseridos no mercado de trabalho, índice bastante significativo. Já os cursos da área de beleza atingem 90% de aproveitamento”, destaca Valdir.

Cozinha pedagógica e eventos variados entre os destaques do segundo semestre

Como parte das inovações que vêm sendo implantadas na unidade local do Senac estão as atividades programadas para acontecer neste segundo semestre. No próximo dia 8 de julho, a instituição promove em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado do Rio de Janeiro (Sinepe/RJ) um evento sobre Gestão em Educação, que trará à cidade consagrados profissionais do setor.
Outro destaque promete ser o evento de beleza agendado para agosto com dois badalados cabeleireiros do eixo Rio-São Paulo. Ney Eckhardt e Jonas Hahn vão mostrar as novas tendências de cor e corte de cabelos, além de apresentar as técnicas de visagismo, a última palavra do setor.
A área de gastronomia é a que reserva mais novidades. A principal é a cozinha pedagógica, que está sendo montada em um espaço anexo ao Senac e que deve ser inaugurada ainda este ano, oferecendo cursos variados. Em julho estão programadas oficinas gastronômicas com o chef Chico Figueiredo, que ensinará uma série de receitas típicas de inverno e da região, nas dependências do Hotel Habitare. Em setembro, em parceria com o Convention Bureau, o Senac participa do Festival Gastronômico das Serras Cariocas, que terá oficinas com renomados chefs em diversos restaurantes da cidade.
“Também temos participado com freqüência das reuniões do Comperj e do Conselho da Moda da Firjan. Nossa meta é ouvir as demandas, para ampliar ainda mais as atividades do Senac na região. Nos próximos anos queremos expandir nossos serviços, estando presentes nos dez municípios que abrangem nossa área de atuação”, conclui Valdir.

Programas SuperAção e
Jovem Aprendiz são algumas
das inovações da unidade


Dois programas implantados recentemente no Senac Nova Friburgo já estão dando bons resultados. O SuperAção é destinado a comerciantes ou comerciários que querem aumentar seus resultados, desenvolvendo competências para fortalecer os negócios ou melhorar o desempenho profissional. “Esse programa foi lançado no fim de março e já é um sucesso”, declara Valdir.
Outro serviço que passou a ser oferecido pela unidade é o Jovem Aprendiz, que visa a atender à Lei 10.097/2000 e demais legislações complementares através de um programa de aprendizagem voltado ao setor de comércio e prestação de serviços. Além de criar oportunidades de emprego, o programa desenvolve jovens cidadãos.
A unidade também dispõe agora de um espaço multimídia e vem passando por uma reformulação de seu banco de dados. Informações sobre os programas e cursos oferecidos pelo Senac podem ser obtidas pelos telefones 2533-0060 e 2522-9185.

Quem é o novo
gerente do Senac


O petropolitano Valdir Roberto da Silva assumiu a gerência do Senac Nova Friburgo em dezembro de 2007. Formado em Direito e Marketing pela Universidade Católica de Petrópolis, com especialização em Franchising, ele trouxe uma série de novos projetos para a unidade local. “Minha vinda foi no sentido de contribuir para o desenvolvimento dos potenciais da região”, declara Valdir, que está há seis anos no Senac e já trabalhou nas unidades de Petrópolis e do Flamengo. Casado com a pedagoga Sandra e pai de Vinícius, 4 anos, ele destaca a receptividade dos friburguenses. “É um povo muito hospitaleiro e já me sinto em casa. Também estou admirado com o diálogo entre as instituições locais, que estão em contato permanente para a troca de idéias e informações”, elogiou Valdir, que escolheu o bairro das Braunes para morar.

A aluna Eliane Naves acredita que o curso é uma excelente oportunidade para quem quer trabalhar no setor de beleza



O gerente da unidade Nova Friburgo, Valdir Roberto da Silva, destaca o alto índice de aproveitamento dos alunos do Senac, que agora também oferece cursos nos setores de turismo, gastronomia e saúde

Deixe seu comentário
barbara regina da silva santos
12/12/2013 - 12:24

queria fazer um curso de gastronomia


KAMILA MEEIROS DE SOUZA
18/10/2013 - 9:20

QUERIA FAZER UM CURSO TECNICO EM LABORATORIO,,, PODEM ME INDICAR?


maria luciene da sijva
17/06/2013 - 15:19

no momento espero vagas para fisoterapia e muito bom



Colunistas

Outras Colunas

Leia o Jornal a Voz da Serra Digital, e fique sabendo tudo que acontece na região serrana!
+ Veja mais Charges