03/11/2009



Obras do PAC seguem aceleradas em vários pontos de Nova Friburgo


Serviços se concentram nos rios Bengalas, Cônego e Córrego D’antas, que está passando por limpeza

(SECOM) As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Nova Friburgo estão caminhando a passos largos. Nas duas últimas semanas de outubro, o Córrego D’antas - na altura da localidade Canto do Riacho – começou a ser preparado para ter seu leito dragado e para os serviços de drenagem subsequentes. No trecho, um sério trabalho de limpeza, com retirada de imensa quantidade de detritos, vem sendo realizado para preparação da próxima etapa dos trabalhos.
De acordo com o secretário de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa, o alargamento do leito, a limpeza das margens, além da dragagem e drenagem do Córrego D’antas têm previsão para serem concluídas ainda no próximo mês de novembro.
 
Mais de 240 caminhões de entulhos
 O engenheiro Luis Cláudio Gonçalves, que acompanha os trabalhos, informou que cerca de 240 caminhões de entulho (pneus, garrafas pet e terra) já saíram do rio, procedendo à prevenção de enchentes no local, principalmente na rua Lafayete Bravo Filho, que sofre todos os anos com inundações e desastres. Este tipo de serviço não era realizado há vários anos no local.
Além disso, já foi concluída a construção de degraus no fundo do rio Cônego, na altura do antigo campo do Coqueiral, na Via Expressa. O trabalho possibilita a diminuição da velocidade das águas, evitando a invasão das margens e o acréscimo do volume do leito, enquanto a recuperação da sede da Associação Friburguense dos Amigos e Pais do Educando (Afape), também localizada na Via Expressa, à margem do rio Cônego, também está orçada dentro dos planejamentos do município junto ao governo federal. A instituição sofreu deslizamentos de encostas nas chuvas de 2007.
O próprio rio Cônego, segundo ainda o Secretário de Projetos Especiais, Antonio Carlos Berbert, também passará por novas intervenções, a fim de corrigir alguns trechos que ficaram de fora do projeto original de recuperação, já concluído.
No rio Bengalas, em Conselheiro Paulino, exatamente dois quilômetros de muro em cortina atirantada, de ambos os lados, da saída do Córrego Dantas até a barragem do Catete, devem ser construídos para prevenir ocasionais enchentes, tão comuns naquele distrito em anos anteriores. Além da escavação de três metros do rio, a obra consta de alargamento do leito de 17 para 25 metros.
 
Parque das Flores em obras
 Também na rua José Pinheiro, no Parque das Flores, em Conselheiro Paulino, estão sendo realizadas reformas. A captação de águas pluviais, ligada em sentido inverso ao correto – obra realizada pelo governo anterior – sobrecarregou a caixa de passagem e provocou danos no solo onde passa a via.
Por isso, uma equipe da Secretaria Especial de Conselheiro Paulino está no local refazendo a ligação de águas pluviais e recuperando o manilhamento da rua, que também ganhará acertos de meio-fios, enquanto a caixa de passagem, que explodiu devido à sobrecarga, está sendo trocada por uma de capacidade maior e o sistema de captação de águas está sendo invertido.
 
Jardim Califórnia e Nossa Senhora do Amparo
 Na rua Alcindo Alves dos Reis, no Jardim Califórnia, que sofreu com as últimas chuvas e cedeu devido à infiltração do solo, também houve reformas e foram trocadas 13 manilhas de 60 centímetros, enquanto a Secretaria Especial de Conselheiro Paulino está solicitando aos moradores da avenida Nossa Senhora do Amparo, que não joguem mais lixo nas encostas. Os detritos entopem bueiros e provocam enchentes, ocasionando sensíveis perdas a patrimônios alheios e desastres, como o que ocorreu na sede da Apae em 2007.

Córrego Dantas antes



Córrego Dantas depois do serviço de limpeza

Deixe seu comentário

Colunistas

...

...

...

Outras Colunas

Leia o Jornal a Voz da Serra Digital, e fique sabendo tudo que acontece na região serrana!
+ Veja mais Charges