25/05/2009



Escola Fribourg promove Feira Integrada sobre o tema do bicentenário do município


(SECOM) - A Escola Fribourg realiza a Feira Integrada deste ano sobre o tema Nova Friburgo rumo aos 200 anos, neste sábado, 23, entre 14h e 17h, com entrada franca. O objetivo do trabalho é preservar, valorizar e divulgar a história da cidade, através de diversas informações relacionadas às disciplinas do currículo escolar, proporcionando aos alunos e à comunidade acesso a tais informações. A Escola Fribourg fica na Rua Manoel Lourenço Sobrinho 90-A, em Olaria.
A feira contará com trabalhos relacionados à velha maria-fumaça, com variações da língua portuguesa existentes durante o período do trem na cidade; a influência de algumas colônias (sobretudo a suíça) na formação da cultura local; a influência do Rio Bengalas e breves biografias de personalidades históricas imortalizadas em nomes de ruas (José Pires Barroso, Farinha Filho, Ernesto Brasílio, José Eugênio Müller, Dante Laginestra, Augusto Cardoso, Alberto Braune, Dermeval Barbosa Moreira, Ariosto Bento de Mello, Galdino do Valle Filho, Roberto Silveira, Marcílio Dias, Raul Veiga, Gustavo Lira e Fernando Bizzotto), além de curiosidades sobre César Guinle, que doou os terrenos onde hoje está localizado o bairro de Olaria, e ainda personalidades friburguenses contemporâneas reconhecidas no cenário nacional.
Ontem e hoje - O tema Friburgo ontem e hoje será abordado através de reproduções antigas e fotografias atuais, comparando algumas localidades: o lendário Hotel Engert; a Casa de Rui Barbosa; o Cinema Eldorado; o prédio do antigo Fórum, onde hoje se localizam as secretarias de Turismo e Cultura; a Catedral São João Batista; o Colégio Anchieta; a Prefeitura, antiga Estação Ferroviária e a Praça do Suspiro, entre outras.
Com relação à economia do município serão abordados temas sobre a importância histórica das fábricas e o surgimento das confecções que inseriram Nova Friburgo no mercado da moda íntima. Na área de turismo serão citados os principais atrativos e a prática de esportes radicais.
A Feira Integrada ainda terá espaço reservado à história da Escola Fribourg, que foi a primeira cooperativa educacional do município, formada a partir do término da Escola Fábrica de Rendas Arp, comprovando o empreendedorismo dos cooperados como uma das marcas do povo friburguense.
Estabelecimentos de ensino superior da cidade foram convidados a participar do evento para fornecer informações aos presentes sobre os cursos oferecidos atualmente em Nova Friburgo, a exemplo das universidades Federal Fluminense (UFF), do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Estácio de Sá e Candido Mendes e Faculdade Santa Dorotéia.

Deixe seu comentário

Colunistas

...

...

...

Outras Colunas