21/05/2009



Concerto beneficente destacou o talento do pianista Ary Costa


Uma noite de celebração à música e à terra natal. Assim foi o concerto de piano em benefício da Associação Crianças do Vale de Luz, realizado na noite da última segunda-feira, 18, no teatro municipal de Nova Friburgo. A estrela do evento foi o pianista friburguense Ary Costa, radicado há 27 anos em São Paulo onde toca nas melhores casas noturnas e hotéis paulistanos. “É uma honra muito grande para mim poder tocar em minha terra”, disse ele, longe dos palcos friburguenses desde os anos 80.
Um bom público foi conferir o concerto que agradou em cheio pelo repertório, composto por trilhas de filmes que foram sucesso no cinema como Luzes da Ribalta, Em algum lugar do passado, A Bela e a Fera, Cantando na Chuva e Butch Cassidy and the Sundance Kid. Destaque para The Entertainer, do filme Golpe de Mestre que o público acompanhou batendo palmas e estalando os dedos. “Muito boa essa parte”, brincou Ary.
Descontraído e bem humorado, o pianista contou detalhes da carreira, marcada por apresentações em renomadas casas de shows paulistas como Palladium e Passatempo. Ary também convidou o público a se sentir como em um piano bar e tocou uma seleção de canções que costumam ser as mais pedidas no happy hour e na alta madrugada.
O momento de romantismo do concerto ficou por conta da participação do tenor Martin Fernandez que cantou Love me Tender e Unchained Melody. Emoção também na música tema do filme Alice no país das maravilhas, que Ary dedicou a sua netinha, presente ao espetáculo.
O evento, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e A VOZ DA SERRA, primou pela alegria e deixou o público com um gosto de quero mais. Tanto que o maestro foi aplaudido de pé pela plateia, que pediu bis. “Valeu! Até a próxima”, disse o pianista que planeja voltar para novas apresentações na cidade.

O que é a Associação
Fundada há 17 anos em Nova Friburgo a Associação Crianças do Vale de Luz atende a crianças da periferia e zona rural de Nova Friburgo além daquelas encaminhadas por órgãos de defesa da criança e outras escolas. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que proporciona atividades que visam o pleno desenvolvimento da criança como indivíduo integrado e atuante em seu meio. Para isso, a associação atua em três projetos na área de educação no município.
Um destes projetos é a Escola Municipal Crianças do Vale de Luz, em Conselheiro Paulino, que atende a alunos de 7 a 12 anos, oriundos de famílias carentes da cidade. A escola abrange educação infantil e ensino fundamental regular e oferece turno integral. No período da manhã os alunos assistem às aulas e à tarde participam de oficinas artísticas e laborativas baseados na pedagogia Waldorf.
Os demais projetos são a Creche Escola Comunitária Municipal Cecília Meireles, no Cascatinha, e o Centro de Formação e Desenvolvimento, na Fazenda da Laje. A creche atende a crianças carentes do município e funciona em turno integral. Já o centro, oferece formação para profissionais que atuam com a educação de crianças e adolescentes, formação de lideranças comunitárias e aperfeiçoamento de gestão do terceiro setor.
Para desenvolver esse trabalho, a associação conta com a parceria do poder público e da iniciativa privada através de empresas e padrinhos. Quem quiser saber mais detalhes do trabalho pode acessar o site www.valedeluz.org.br. “Estamos abertos a quem quiser conhecer nossos projetos e a novos voluntários”, destaca o presidente Darlan Schottz Ferreira.

Descontraído e bem-humorado, Ary contou detalhes da carreira, marcada por apresentações em renomados bares e casas de shows paulistas



Um bom público foi conferir o concerto que teve renda revertida para a Associação Crianças do Vale de Luz

Deixe seu comentário

Colunistas

Outras Colunas