03/04/2009



ETR e Cecna preparam diagnóstico turístico-ambiental


Queda d’água do Rio Macaé em Lumiar

Queda d’água do Rio Macaé em Lumiar

A Equipe de Turismo Receptivo de Nova Friburgo (ETR) e o Centro de Estudos e Conservação da Natureza (Cecna) estão elaborando o diagnóstico de campo turístico-ambiental de Nova Friburgo. O trabalho foi dividido entre as áreas das três bacias hidrográficas de Nova Friburgo, as dos rios Macaé, Grande e Bengalas. No momento as pesquisas se concentram na bacia do Rio Macaé. André Luiz Ricarte, da ETR, e Rodrigo Campos, do Cecna, já fizeram oito visitas técnicas até o momento e pretendem fazer mais oito, quando darão por completo o diagnóstico na primeira das três fases do trabalho. Eles calculam que no máximo até o fim deste ano o diagnóstico da bacia do Macaé esteja concluído.
De acordo com André, o trabalho consiste em detectar os principais atrativos naturais existentes e que podem ser oferecidos para o trabalho de ecoturismo. O objetivo é, através dessa base de informações que está sendo feita, preparar um mapa de ecoturismo de Nova Friburgo - o primeiro da modalidade no município -; três fóruns relativos às três bacias hidrográficas, à medida que o trabalho for sendo concluído; e por fim, três catálogos ambientais por parte do Cecna e três livros de fotografias e informações turísticas dos percursos pesquisados por parte da ETR.
As pesquisas muitas vezes são feitas em pontos isolados do município, justamente devido à preocupação de que todos os cantos sejam visitados e diagnosticados, “a maioria desconhecida dos próprios friburguenses”, frisa Rodrigo. É uma verdadeira riqueza que está sendo catalogada que, além da parte ambiental, tem como objetivo incentivar o ecoturismo e que as pessoas possam ir aos lugares pesquisados, preservando-os.
André e Rodrigo fazem o diagnóstico a pé, pesquisando trilhas primárias e secundárias. Na bacia do Macaé, bastante preservada, André e Rodrigo descobriram muitos atrativos naturais, como muitas borboletas, entre outros insetos, répteis, pássaros, aves e espécies vegetais variadas, sem contar o aspecto visual muito bonito da região.
O resultado do trabalho feito até agora já está disponibilizado na internet (www.cecna.blogspot.com), com posições, mapas e fotos. Segundo Rodrigo, o Cecna quer, com esse trabalho em parceira com a ETR, contribuir com os estudos ambientais de Nova Friburgo, que poderão ser consultados por estudantes e interessados no assunto em geral. Os dados são lançados no blog no máximo 15 dias após as visitas técnicas. O diagnóstico tem o apoio da Universidade Livre da Floresta (Uniflora) e Agenda 21 Local.

Indicação da Cachoeira Branca na estrada para Stucky, no alto 50



Trecho do Rio Macaé, próximo a Macaé de baixo

Deixe seu comentário

Colunistas

...

...

...

Outras Colunas

Leia o Jornal a Voz da Serra Digital, e fique sabendo tudo que acontece na região serrana!
+ Veja mais Charges