03/02/2009



Novos padres já estão empossados


Padre Gelcimar, novo pároco de Olaria

Padre Gelcimar, novo pároco de Olaria

José Duarte

Na noite da última sexta-feira, 30 de janeiro, foram concluídas as posses dos novos vigários de paróquias da Diocese de Nova Friburgo. Sob a presidência de d. Rafael Llano Cifuentes, bispo da Diocese de Nova Friburgo, tomou posse como pároco na Paróquia São Francisco de Assis e Santo Antônio o padre Antonio Leão Ferreira, que deixou a Paróquia Sant’Anna, no Cônego.
Igreja lotada, clima de muita emoção, alegria de centenas de fiéis e a presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas deram o tom da celebração eucarística, que contou ainda com vários padres, irmãos no sacerdócio. A cerimônia já tradicional foi usada pelo bispo diocesano em todas as demais posses, com renovação das promessas sacerdotais, entrega das chaves da igreja, do sacrário, do batistério, confessionário e juramento de fidelidade. Após a oração e comunhão houve depoimento de representantes da Paróquia Sant’Anna e São Francisco e discurso do padre Leão.
O mesmo aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria, quando padre Gelcimar Petinati Celeste substituiu o padre José Maria Cavalcante, que está de partida para o exterior. A igreja ficou superlotada, paroquianos de sua antiga paróquia e de Santo Antônio de Pádua, sua terra natal, e uma infinidade de amigos de toda a Diocese foram abraçar o novo pároco, que em seu discurso ressaltou a importância da obediência ao bispo e à doutrina da Igreja.
Outro momento emocionante foi a missa de despedida do padre José Maria, quando a igreja foi pequena para tanta gente, várias pessoas chegando às lágrimas, já sentindo saudades dos dez anos de convívio, o carinho dele pelos fiéis e a maneira alegre de conviver com suas ovelhas. Ao fim da missa, num belo trabalho da equipe de liturgia, foi apresentado um filme com vários momentos do padre junto ao povo de Olaria, principalmente no comando da igreja.

MAIS POSSES
No início do mês o padre Marcelo Costa da Silva foi empossado como pároco de Santo Antônio e Cristo Ressuscitado, no Prado, dando início ao trabalho da mais nova paróquia da Diocese, a 53ª, criada pelo bispo no fim de 2008. Depois, em Cordeiro, o padre Fábio da Cunha Felipe, que deixou a reitoria do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, foi empossado como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Lá praticamente toda a cidade se fez presente para abraçar um dos mais importantes filhos daquela terra. Em Glicério, na Paróquia Nossa Senhora das Neves, o mesmo aconteceu quando o padre Gilmar Rodrigues Gomes tomou posse como pároco, também tendo a seu lado o povo de Deus e vários irmãos no sacerdócio.
O prefeito Heródoto Bento de Mello e sua esposa Betty compareceram em quatro das posses e, devido a compromissos inadiáveis, o chefe do Executivo enviou representantes a duas, comprovando sua fé e amor a Jesus Cristo, através de seu testemunho de católico praticante.
Paróquia Sant’Anna - No próximo dia 15, às 19h, será a vez do padre Severino Correia da Silva ser empossado como pároco da Paróquia Sant’Anna, no Cônego, substituindo padre Leão. Com certeza terá a mesma recepção calorosa. Várias surpresas já estão sendo preparadas para recebê-lo.

Padre Fábio, o novo vigário de Cordeiro



Padre Leão, pároco de São Francisco de Assis

Deixe seu comentário

Colunistas

Outras Colunas