16/09/2011



Mulheres ganham mais espaço na saúde pública de Nova Friburgo


(SECOM) A mulher tem voz e vez na Saúde Pública de Nova Friburgo. Depois de décadas de luta a favor da liberdade de voto, cargos em empresas e universidades, a mulher, finalmente, também conseguiu seu espaço no Sistema Único de Saúde. O Programa Saúde da Mulher, pactuado no Ministério da Saúde, tem como missão formular a política de atenção integral à população feminina, desenvolvendo suas atividades em conjunto com outros programas municipais. Segundo a enfermeira Glaucia Itahim, que coordena esse serviço, o cenário em Nova Friburgo não é diferente do restante do Brasil. “Aqui a mulher é principal usuária dos serviços de saúde, seja procurando a assistência para ela própria ou em sua participação ativa no cuidado com outras pessoas ”, diz a enfermeira Glaucia. É por isso que este público também é prioridade para os governos Federal e Municipal, conforme acordos nacionais e internacionais.
No município, as atividades propostas pelo Programa de Saúde da Mulher são realizadas por várias especialidades de profissionais. As usuárias do SUS têm o direito de realizar exames de mamografias, ultrassonografia, colposcopia, e pré-natal. Glaucia conta que um exame de grande importância oferecido pela rede é o Papanicolau. Segundo a enfermeira, é através dele que se faz o preventivo do câncer uterino. “É preciso diagnosticar o possível câncer precocemente. É através deste resultado que muitas mulheres evitam ter casos graves da doença no útero”, ressalta a coordenadora. O Programa também realiza diversas atividades na área de educação. O objetivo é ampliar o conhecimento da mulher sobre seu corpo, reconhecer doenças mais comuns e orientá-las como prevenir e tratá-las. “Além das atividades educativas, que faz a mulher conhecer mais seu corpo, também fornecemos a elas momentos de reflexão sobre seu papel na sociedade”, diz Glaucia Itahim.
Hoje a Secretaria de Saúde dispõe seus serviços relacionados à Saúde da Mulher nas Policlínicas Centro (Suspiro), Norte (Conselheiro) e Tuney Kassuga (Olaria). Na Estratégia de Saúde da
Família o programa está disponível em São Pedro da Serra, Lumiar, Mury, Amparo, Nova Suíça, Varginha, Centenário e Olaria III (Amarelinho). No Hospital Maternidade Nova Friburgo a Secretaria de Saúde também disponibiliza as ações do Programa. Mais informações podem ser obtidas  pelo telefone 2522-8302 ou na sede da Coordenação, que fica na Avenida Alberto Braune 224, sala 211.

A enfermeira e coordenadora Glaucia Itahim, do Programa Saúde da Mulher, atendendo uma paciente

Deixe seu comentário
levitra
28/02/2013 - 6:26

http://www.levitradelightful.com/ - levitra overnight - buy levitra online pharmacy



Colunistas

Outras Colunas

Leia o Jornal a Voz da Serra Digital, e fique sabendo tudo que acontece na região serrana!
+ Veja mais Charges