03/01/2011



Os acontecimentos que marcaram 2010


Dalva Ventura

O afastamento do prefeito
Não há dúvidas. O fato mais marcante deste ano foi mesmo o acidente sofrido pelo chefe do Executivo no mês de setembro, na Suíça. Desde então, o prefeito, Heródoto Bento de Mello, permanece internado no Hospital Samaritano, no Rio, e em várias ocasiões os boatos sobre sua saúde tomaram conta da cidade.
Enquanto Heródoto permanece de licença médica, o município passou a ser governado pelo seu vice, Dermeval Barboza Moreira Neto, que fez várias mudanças no secretariado municipal. Em menos de três meses, nada menos que 13 secretários foram substituídos.

Orem Nunca Mais
Nova Friburgo sediou, em outubro, as Olimpíadas Regionais dos Estudantes de Medicina (Orem), evento que trouxe cinco mil jovens para a cidade, mas que gerou muito mais críticas que elogios. Algumas pessoas até acharam que a Orem movimentou a economia local, mas a imensa maioria da população reclamou – e muito – da balbúrdia causada pelos estudantes. A Orem foi disparada a campeã de reclamações de leitores do jornal.

E a Fevest?
O evento, que já foi considerado o maior da América Latina, não aconteceu este ano por falta de adesão da parte de empresas e confecções. No ano passado, a Fevest movimentou milhões de reais no polo e teve mais de 20 mil visitantes.

Festival de Inverno foi bom demais!
O 9º Festival de Inverno, promovido pelo Sesc, no mês de julho, brindou o público friburguense com uma agenda cultural diversificada e totalmente gratuita. As atrações foram do erudito ao popular, com apresentações como a bailarina Ana Botafogo, Roberto de Regina, Claudio Dauelsberg Quarteto, o grupo argentino de tango eletrônico Narcotango, o flautista e saxofonista Mauro Senise, o violonista Yamandu Costa e shows dos Titãs, Jorge Benjor, Maria Gadú e Roberta Sá.

Um banho de cinema com o Cineamor e o Fricine
Os amantes de cinema não têm do que reclamar. Com a realização do 1º Cineamor e do Fricine, os friburguenses puderam se esbaldar com filmes da maior qualidade, além de uma programação paralela, que incluiu debates, apresentações musicais e exposições.

Hospital Raul Sertã ganhou R$ 1 milhão em obras
Graças a uma empresa privada – a Stam –, uma das alas de internação do Hospital Municipal Raul Sertã passou por uma reforma geral. A obra custou R$ 1 milhão e compreendeu nove enfermarias, banheiros, salas de médicos, de enfermeiros, de curativos e uma parte do Centro de Tratamento de Urgência (CTU), além de ala de isolamento de pacientes. A empresa doou também 49 camas elétricas de primeira linha.

O caos no trânsito
Ainda estamos longe das grandes capitais, com congestionamentos de duas, três horas. Mas, se nada for feito, não demorará muito e chegaremos lá. Em 2010 os friburguenses tiveram que enfrentar muitos problemas para chegar em casa, com filas enormes nos pontos de ônibus, falta de vagas para estacionar e engarrafamentos nos horários de pico. As tentativas de amenizar o problema foram tímidas demais ou mal planejadas, colmo a inversão de mão da Rua General Osório, que foi muito mal recebida pela população e só conseguiu agravar ainda mais a situação.

Cidade ganha sua primeira Estação de Tratamento de Esgoto
Para um município com uma população de mais de 180 mil habitantes, ainda é pouco, mas Nova Friburgo passou a dispor de sua primeira ETE, com capacidade para tratar aproximadamente 310 milhões de litros de esgoto por dia, cobrindo 13 bairros e atendendo a cerca de 30% da cidade. Não é nada, não é nada, mas, até então, todo o esgoto produzido na cidade era jogado diretamente no leito dos rios que cortam a cidade.

Crack chega com força à cidade
Se alguém ainda duvidava, os fatos aí estão para comprovar. No apagar das luzes de 2010, a PM apreendeu mais de 760 pedras da droga no Morro do Dedé. Foi a maior apreensão de crack do ano.

Friburguense na segunda divisão
Depois de 14 anos na elite do futebol carioca, o Friburguense caiu para a série B.

Junfri reuniu mais de 600 atletas da cidade
Com a participação de mais de 600 estudantes, o Junfri 2010 marcou o retorno do Ginásio Celso Peçanha aos grandes eventos depois de mais de 20 anos. O evento foi promovido pelo Diretório Acadêmico da Universidade Estácio de Sá, com organização perfeita e jogos de handebol e futsal.

Campeonato Estadual de Motocross
De repente, a cidade foi invadida por motos. Era a abertura do Campeonato Carioca de Motocross, que reuniu no barródromo, localizado em Conquista, mais de 300 pilotos de todo o Estado, e um público de mais de 30 mil pessoas. O evento foi transmitido pela ESPN Brasil.

Sanatório Naval comemora seu centenário
Criado em 1910 para tratar as vítimas do beribéri, doença muito comum entre os marinheiros da época, o Sanatório Naval sempre teve uma presença marcante no cotidiano da cidade. Além de ser um patrimônio histórico, a unidade ajudou a alavancar a economia local, atraindo empresas e fortalecendo o comércio local.
Seu centenário foi festejado com toda pompa e circunstância, com direito a cerimônia cívica, desfile militar, concertos, exposição de fotografias e lançamento de selo alusivo à data.

Deixe seu comentário

Colunistas

Outras Colunas

Leia o Jornal a Voz da Serra Digital, e fique sabendo tudo que acontece na região serrana!
+ Veja mais Charges