Artesãs vendem seus produtos até amanhã no Centro

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Artesãs vendem seus produtos até amanhã no Centro
Artesãs vendem seus produtos até amanhã no Centro

Fotos: Lúcio Cesar Pereira 

Toalhas, porta-treco, panos de prato, roupas em tricô e crochê, potes com aplicação de biscuit e chaveiros são alguns dos produtos expostos à venda por artesãs até amanhã, 28, na entrada principal do prédio anexo à prefeitura de Nova Friburgo, antiga Rodoviária Leopoldina, na Avenida Alberto Braune, Centro. Na feira, apoiada pelo projeto Economia Solidária, as artesãs de diversos bairros da cidade vendem os produtos em parceria e com preços acessíveis para a população. Nesta edição, o destaque são os artigos voltados para a Páscoa.

"É um grupo formado por 17 mulheres que são donas de casa, aposentadas, que gostam de trabalhar com artesanato. Nós criamos esse grupo e, geralmente, de 15 em 15 dias nós expomos os nossos produtos”, disse a artesã Cândida Melo, na tarde de ontem, 26, explicando que as artesãs vêm de diferentes partes do município. "Aqui tem gente de Riograndina, eu moro no Centro, outra mora no Vale dos Pinheiros, outra em Olaria. A gente se conheceu em cursos no Clube do Xadrez. As primeiras reuniões de formação desse grupo foram realizadas lá”. 

Além da feira da Economia Solidária, o grupo expõe os artesanatos em outros eventos. Segundo Cândida, um grupo de 14 artesãs esteve na Rio Artes Manuais, realizada na semana passada no Rio de Janeiro, com o apoio da prefeitura. "Nós pedimos um carro e a Secretaria de Assistência Social levou as artesãs daqui para o evento”, disse. 

A feira funciona das 10h às 19h. As artesãs trabalham em dois turnos e vendem produtos que variam de R$ 5 a R$ 40. Uma artesã vende o produto da outra. E é esse ideal de colaboração a essência do projeto Economia Solidária, uma iniciativa do governo federal que estimula atividades de produção de bens, prestação de serviços, trocas, comércio justo e consumo solidário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade