Wagner Tiso será homenageado pela Candido Mendes

terça-feira, 24 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Wagner Tiso será homenageado pela Candido Mendes
Wagner Tiso será homenageado pela Candido Mendes

Nesta quinta-feira, 26, às 20h, a Universidade Candido Mendes (Ucam) concederá ao maestro Wagner Tiso o título de Professor Honoris Causa. A homenagem será realizada no teatro do Nova Friburgo Country Clube (Avenida Conselheiro Julius Arp 140, Centro). 

Wagner Tiso Veiga nasceu em Três Pontas, no estado de Minas Gerais, no dia 12 de dezembro de 1945. Seu pai, Francisco Ribeiro Veiga, era bancário e sua mãe, Walda Tiso Veiga, professora de piano e responsável pelo primeiro contado dele com o universo musical. Embora sua mãe desse aulas de piano, o primeiro instrumento de Tiso, no entanto, foi o arcodeom. 

Mais tarde, por volta dos anos 60, quando estava com cerca de 15 anos de idade, ele se mudou para Alfenas, cidade também localizada no sul de Minas Gerais e onde formou com Milton Nascimento e outros colegas o W’s Boys, uma banda que tocava em bailes.

Alguns anos depois, Wagner, junto com outros amigos, criou o grupo Som Imaginário, que entre os três discos lançados teve maior sucesso com "Matança do Porco”. Wagner fez parte também do Clube da Esquina, um movimento musical brasileiro surgido no início da década de 1960 em Belo Horizonte. Paralelamente a isso, ele apresentava-se em Atenas e Montreux, acompanhando de Milton e outras personalidades como Flora Purim, Ron Carter e Airto Moreira.

Em 1978, o maestro lançou o seu primeiro disco solo, denominado "Zagreb”. Hoje, aos 69 anos de idade, ele é conhecido por ser um dos principais nomes da música brasileira. Além de maestro, ele é arranjador, regente, pianista e compositor de formação erudita. Sua obra inclui mais de 30 álbuns, inúmeras trilhas para o cinema — como "Os deuses e os mortos”, "O Guarani”, "Tiradentes” —, TV e teatro e cerca de 150 arranjos.

 

Passagens por Nova Friburgo

Vale lembrar também que Wagner Tiso já esteve em Nova Friburgo diversas vezes. Em uma de suas passagens pela cidade, o compositor participou do festival de inverno, que aconteceu em agosto de 2011. Na ocasião, Tiso cantou sucessos da MPB e fez uma bela homenagem à obra de Villa-Lobos. 

Mais informações sobre o evento que acontece hoje podem ser obtidas através do telefone (22) 2523-9972.




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Música | Candido Mendes
Publicidade