Cefet: unidade de Nova Friburgo se destaca pela estrutura física e equipe de docentes

Além de cursos de graduação, o centro oferece ensino médio, cursos a distância e de línguas
terça-feira, 24 de março de 2015
por Dayane Emrich
Cefet: unidade de Nova Friburgo se destaca pela estrutura física e equipe de docentes
Cefet: unidade de Nova Friburgo se destaca pela estrutura física e equipe de docentes

Fundado em 1918, o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) é uma instituição brasileira de ensino, com sede em várias cidades do país, inclusive em Nova Friburgo. Ligada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), essa instituição federal oferece cursos em diversos níveis, como ensino médio e de educação profissional técnica de nível médio, cursos de graduação (superiores de tecnologia e bacharelado), cursos de mestrado, além de atividades de pesquisa e de extensão, as quais incluem, por exemplo, cursos de pós-graduação lato sensu. 

A unidade friburguense foi inaugurada em 24 de dezembro de 2008 e se localiza na Avenida Governador Roberto Silveira 1900, Prado, em um dos distritos mais movimentados da cidade: Conselheiro Paulino. Segundo Rafael Guimarães Rodrigues, gerente acadêmico, lá são oferecidos os cursos de informática, atualmente integrados ao ensino médio, graduação em gestão de turismo, bacharelado em sistemas de informação e licenciatura em física, além dos cursos de educação à distância (EAD) como os de técnico em segurança do trabalho, com duas turmas em andamento, e técnico em administração, que deve abrir turmas no segundo semestre deste ano. A grande novidade, no entanto, é que, a partir de julho, os jovens interessados em iniciar sua formação no instituto terão mais uma opção: a graduação em engenharia elétrica.

Em geral, os cursos possuem duração mínima de seis períodos, isto é, três anos, e extensão máxima de oito períodos, equivalente a quatro anos. Rafael explicou ainda que há possibilidade de implementação de novos cursos de especialização. "Nós temos três propostas de pós-graduação em análise: matemática, turismo e educação e contemporaneidade, mas ainda estamos aguardando aprovação”, contou ele. 

Além de oferecer um ensino de qualidade, contribuindo para a formação de profissionais cada vez mais competentes e preparados para a inserção no mercado de trabalho, o Cefet em Nova Friburgo possui uma estrutura física impressionante, com 3180 metros quadrados de área construída. Localizado a apenas cinco quilômetros do centro da cidade, em imóvel cedido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER – RJ), o Cefet possui atualmente três laboratórios de informática — equipados com modernos computadores —, um laboratório de informática e robótica, quatro de física e um de turismo. O espaço conta ainda com oito salas de aula (todas equipadas com datashow e tela de projeção), uma sala de professores, uma biblioteca e um refeitório. 

Com um total de 372 alunos regularmente matriculados em cursos presenciais e 76 estudantes inscritos nos cursos à distância, a instituição impressiona ainda mais pelo seu corpo docente, composto por profissionais altamente qualificados, sendo este um dos diferenciais do centro e um dos motivos que o tornam referência quando se fala em educação, seja qual for o nível. São 13 doutores; 27 mestres; sete especialistas e um graduado.

A unidade do Cefet em Nova Friburgo possui ainda um Centro de línguas e também deve abrir novas turmas para aulas de libras, com duração de um semestre; inglês, dois anos e meio; e espanhol, com duração de quatro semestres, já no próximo semestre.

Outro ponto que deve ser destacado é que, anualmente, o Cefet de Nova Friburgo oferece 40 vagas para o curso técnico (com aulas ministradas durante os períodos da manhã e da tarde) e 40 novas vagas a cada semestre para os demais cursos (com aulas à noite). O gerente administrativo Gabriel Moura explica que a seleção dos candidatos para os cursos de graduação acontece através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo necessária a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Já os candidatos a vagas para o ensino técnico, hoje integrado ao ensino médio, devem realizar o programa de seleção do próprio Cefet, espécie de vestibular com duas fases. Na primeira etapa os candidatos respondem a 40 questões. Se aprovados, seguem para a segunda fase quando é feita uma redação e respondidas questões discursivas. Já para os cursos de EAD, após inscrição, é feito um sorteio, enquanto que para as aulas de línguas também devem ser feitas inscrições prévias e aguardar a seleção. 

Mais informações sobre a instituição, cursos e ou processo de seleção de alunos podem ser obtidas pelo telefone (22) 2527-1727 ou através do site www.cefet-rj.br. 

Semeando mais que educação

Paralelamente às atividades de ensino, existe no terreno onde está situado o Cefet uma ampla horta. A ideia de utilizar parte do espaço para a plantação de hortaliças, legumes e até cereais partiu de alguns dos próprios colaboradores da instituição, após perceberem que a área estava ociosa e servindo apenas para o crescimento de vegetação. Hoje, no local, são cultivados milho, alface, cebolinha, manjericão, tomate, entre outros produtos naturais.

A produção é partilhada entre as famílias dos próprios funcionários e utilizada na alimentação dos mesmos. Quando a quantidade excede o necessário para o abastecimento das residências dos colaboradores, esta é vendida e o lucro dividido. "A iniciativa partiu dos próprios funcionários de uma empresa terceirizada. Eles plantam, cuidam da horta e fazem a colheita. Nós, professores, às vezes aproveitamos e já fazemos a feira por aqui mesmo”, brincou Rafael Guimarães.

PARTICIPE DE A VOZ DE CONSELHEIRO PAULINO

REDAÇÃO 2522-2035 - WHATSAPP 9 9274 8789. 

redacao@avozdaserra.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cefet | Sisu | MEC | Educação
Publicidade