Firjan lista medidas para minimizar a crise hídrica e seus impactos na indústria

Propostas foram encaminhadas ao governo do estado. Entidade destaca importância de acelerar investimentos em saneamento
quinta-feira, 05 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) enviou ao governador do estado, Luiz Fernando Pezão, sugestões de medidas para minimizar as consequências da crise hídrica e preparar a população e as indústrias para o enfrentamento de um período prolongado de escassez. O setor industrial, responsável por 827 mil empregos diretos, já vem fazendo sua parte: nos últimos dois anos, 56,7% das indústrias fluminenses adotaram ações de racionalização do uso da água, o que levou a uma redução de 25,6% no gasto nesse período. Os dados são de uma pesquisa recente realizada pela Firjan.

Desde o início do ano passado, o volume de água dos quatro reservatórios localizados no Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de 75% do Estado do Rio, vem diminuindo e ameaça o fornecimento constante de água para mais de 12 milhões de pessoas e mais de 3.800 indústrias, somente no território fluminense. Desde então, algumas ações foram implementadas pelos órgãos responsáveis, sendo a de maior reflexo a redução das vazões transpostas do Rio Paraíba do Sul para a Bacia do Rio Guandu. Hoje, essa vazão alcança o menor valor já praticado em 85 anos. 

O sistema Firjan tem representado e apoiado ainda as indústrias fluminenses, desde o início dessas discussões, na busca de soluções que minimizem os impactos dessas reduções na disponibilidade de água e em suas atividades. Na carta ao governador, o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, destaca a importância de investimentos em saneamento. Um rio saneado é sinônimo de novas fontes de abastecimento. Entre as medidas sugeridas pela federação há, por exemplo, a aceleração da implementação da nova estação de tratamento de água (ETA) Guandu, que atenderia adicionalmente 4,5 milhões de consumidores na Baixada Fluminense e Região Metropolitana. A criação de condições diferenciadas e incentivadas para projetos de dessalinização de água do mar é outra ação fundamental apontada pela federação.

"Nós temos certeza de que o governo do estado do Rio de Janeiro está empenhado em garantir as condições necessárias para continuarmos no caminho do desenvolvimento sustentável e que uma situação grave como a que passamos hoje demanda esforço e participação de todos”, afirma Eduardo Eugênio, na carta. Confira em www.firjan.org.br a íntegra do texto em que estão listadas todas as sugestões da Firjan.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Firjan | Crise | indústria
Publicidade