Mais um mês se inicia e cadê o Samu?

segunda-feira, 02 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Karine Knust

Entregues pelo Ministério da Saúde no segundo semestre de 2011, as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) trouxeram esperança para a população friburguens, que clama por melhora na saúde pública. No entanto, quase quatro anos depois, o serviço de socorro a pacientes ainda não funciona. As ambulâncias, que até 2012 ficavam estacionadas no pátio do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, na Vila Nova, agora permanecem paradas no Hospital Municipal Raul Sertã. 

No início de maio do ano passado, um termo de parceria para implantação do Samu na Região Serrana foi assinado. Porém, na ocasião, o serviço não começou em Nova Friburgo, porque de acordo com o então coordenador local do Samu, Rômulo Carriello, era preciso concluir as obras do espaço que serviria de base para o sistema, localizado em um anexo no pátio do Hospital Raul Sertã. 

Cerca de três meses depois, ainda sem o Samu começar a funcionar, o secretário municipal de Saúde, Luis Fernando Azevedo, justificou que a demora era devido a falta de funcionários para atuar nas ambulâncias e a necessidade de autorização da Justiça para a realização da contratação de funcionários provisórios, já que o próximo concurso público seria realizado apenas em fevereiro de 2015.

A reportagem de A VOZ DA SERRA contactou novamente na última semana a assessoria do secretário de Saúde a fim de atualizar o caso e obteve como resposta: "O Samu ainda não está em funcionamento porque as contratações para o serviço estão esbarrando em trâmites burocráticos, uma vez que essas contratações devem seguir o relatório de gestão fiscal, que aponta que o total de despesa com contratações está acima do limite prudencial. Neste momento a Prefeitura está trabalhando em conjunto com todas as secretarias municipais envolvidas no assunto a fim de resolver esse quadro e dar seguimento à implantação do Samu. As ambulâncias encontram-se na oficina mecânica do Hospital Raul Sertã para manutenção. No hospital, a base do Samu está passando por pequenas adaptações exigidas para o imóvel”, diz a nota. O prefeito Rogério Cabral informou ontem, 3, que o processo de seleção dos funcionários do Samu já está sendo agilizado e terá 50% do custeio oriundo da União, 25% do Estado e 25% do município.  

O Samu da Região Serrana beneficiará ao todo 16 municípios circunvizinhos a Nova Friburgo. No entanto, a central de regulação será em Petrópolis, e os custos operacionais desta central serão divididos entre os municípios contemplados. O contingente será de 12 motoristas, 12 técnicos de enfermagem, sete médicos e sete enfermeiros. Os profissionais atenderão às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. O projeto prevê que o serviço seja realizado com três ambulâncias, sendo uma UTI de suporte avançado, com um médico, um enfermeiro e um condutor, e duas ambulâncias de suporte básico, com um condutor e técnico de enfermagem.  

O serviço, cujo telefone de urgência é o 192, com chamada gratuita, é oferecido pelo governo federal, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com o objetivo de oferecer o atendimento pré-hospitalar à população em casos de emergência. As ligações são gravadas e atendidas por técnicos — localizados na central de Petrópolis —que anotam os dados e realizam a triagem. Em casos graves de emergência, a ocorrência é passada ao médico, que presta orientações relativas aos primeiros socorros, aciona o Samu da cidade e decide o tipo de ambulância a ser enviada. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | Samu
Publicidade