EDITORIAL - Eles erram, nós pagamos

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra

MAIS UM aumento volta a surpreender a população, mal refeita da recente correção da tarifa do transporte coletivo no país e também em Nova Friburgo. Aqui, a concessionária de energia elétrica Energisa anunciou aumento de 26,9% a vigorar a partir deste mês. A novidade vem se somar a outras surpresas no orçamento doméstico dos cidadãos neste ano de grandes ajustes financeiros na economia nacional.

DEPOIS DE se apegar com insistência à política de irrealismo tarifário — que levou até mesmo a uma alteração de regras há dois anos para permitir uma redução média de 20% na contas de energia — agora, o setor elétrico decidiu apresentar a conta, no conhecido "saco de maldades”, conforme disse o ministro Joaquim Levy, da Fazenda.  O ônus das trapalhadas bancado até agora pelos impostos dos contribuintes acabou mais uma vez sendo transferido para o consumidor, sob a forma de tarifas mais elevadas.

A ESTIMATIVA mais recente é de que ocorram pelo menos dois aumentos neste ano — a correção anual da distribuidora e um reajuste extraordinário para bancar gastos extras, como os decorrentes de subsídios. Tanto no setor elétrico quanto nos demais serviços hoje sob a responsabilidade do governo, tarifas públicas precisam ser sempre realistas, para evitar a cobrança de defasagens mais à frente.

TAMBÉM NÃO podem se prestar a outros interesses e malabarismos orçamentários, como populismo de ordem eleitoreira que vem ocorrendo até agora nos governos Lula e Dilma. Sempre que ocorrem tais artifícios, sobra para o consumidor — e a conta, como se constata agora, acaba saindo até maior do que deveria, com impacto também sobre a inflação.

ENERGIA É um item essencial, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. A geração desse insumo exige recursos públicos volumosos e planejamento rigoroso das obras, a médio e longo prazos, para garantir redução de custos e rigor no cumprimento de prazos. APRESENTADA A conta, resta ao consumidor pagá-la, sem antes, contudo, registrar que a sociedade deseja é que os prestadores de serviço nessa área sejam pautados pela eficiência, habilitando-se a atuar sempre com preços competitivos, para que não sejamos novamente punidos com aumentos descabidos como este apresentado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade