Demora na recolocação de estátuas que ornamentavam praças é alvo de críticas

terça-feira, 03 de março de 2015
por Flávia Namen
Demora na recolocação de estátuas que ornamentavam praças é alvo de críticas
Demora na recolocação de estátuas que ornamentavam praças é alvo de críticas

A descaracterização de espaços tradicionais de Nova Friburgo continua sendo uma queixa freqüente de muitos moradores da cidade. Além da criticada operação de corte e poda dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas, a comunidade também reclama do sumiço de notáveis esculturas que ornamentavam as praças Dermeval Barbosa Moreira e do Suspiro. As estátuas das quatro estações e a imagem de Santa Cabrini estão fazendo falta nos locais, conforme as diversas queixas enviadas à redação de A VOZ DA SERRA. 

Retiradas em fevereiro do ano passado para serem restauradas, as estátuas das quatro estações eram a principal atração dos jardins da Praça Dermeval. Esculpidas em mármore de Carrara, as peças são parte da história e do patrimônio do município pelo alto valor cultural. Alguns historiadores acreditam que as estátuas do verão, inverno, outono e primavera tenham sido esculpidas no início do século XIX pelo francês Mathurin Moreau.

Passado mais de um ano, as peças ainda não foram recolocadas, o que vem motivando questionamentos quanto ao trabalho de recuperação. O principal deles é a falta de transparência e informações sobre o processo de restauração, cujos detalhes são desconhecidos da maioria dos friburguenses. Boatos que correm na cidade e denúncias de leitores encaminhadas ao jornal dão conta que as estátuas estariam "jogadas num depósito no Centro de Arte, entre material de construção e restos de obras”. 

Outra reclamação encaminhada a redação de A VOZ DA SERRA é o destino da imagem de Santa Cabrini. Esculpida pela artista plástica Monique Bertão, a santa é a padroeira dos imigrantes italianos e ficava exposta na Praça do Suspiro, atraindo a atenção de muitos turistas e passantes. Apesar dos estragos provocados no local pela tragédia climática de 2011, a imagem não foi danificada, o que foi considerado um milagre na época pelos católicos mais fervorosos. Mesmo assim, a escultura foi retirada do local devido às obras de revitalização da praça e até hoje não foi recolocada. A imagem, feita com barro trazido da Itália misturado ao da cidade, está atualmente nos fundos da Paróquia São Francisco de Assis. "A peça está sem o devido destaque que merece”, disse uma leitora que preferiu não se identificar.

Licitação para restauração está em andamento, segundo a Fundação Dom João VI 

A reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura a fim de esclarecer o caso e recebeu a seguinte nota: "A Fundação Dom João VI repele as afirmações de que "as estátuas estariam jogadas num depósito do Centro de Artes entre material de construção e restos de obras”. De acordo com a nota, as estátuas estão guardadas - preservadas do vandalismo e não jogadas - na sede da fundação, até que sejam reunidas condições para que elas sejam restauradas. A licitação para a restauração das estátuas está em andamento e será publicada em breve. Apenas não foi realizada antes porque a regularização da Fundação Dom João VI foi priorizada, já que era necessária para a realização de qualquer licitação. 

A Fundação informou também que, em breve, apresentará as realizações de 2014 e os projetos em andamento para que os cidadãos saibam que estão sendo criadas bases sólidas para a proteção do patrimônio público de Nova Friburgo. "A estátua de Santa Cabrini também está muito bem guardada e protegida na Paróquia São Francisco, em perfeito estado de conservação”, diz outro trecho da nota. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: estátuas | restauração
Publicidade