Inscrições abertas para cursos de formação religiosa no Ifap

segunda-feira, 02 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra

O Instituto de Formação de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (Ifap) — que funciona no Colégio Nossa Senhora das Graças, no bairro Olaria — está com inscrições abertas para os cursos deste ano letivo. E tem novidades. Além dos cursos tradicionais de cunho religioso, o Ifap lança alguns projetos para que integrantes de toda a Diocese de Nova Friburgo e de diferentes necessidades formativas tenham acesso aos conhecimentos específicos de qualidade e fiéis ao magistério da Igreja Católica.

Em relação aos cursos tradicionais, o Ifap está oferecendo o "Curso Bíblico”, iniciado essa semana com tema voltado para os livros do Gênesis e do Apocalipse, em que o professor André Luiz aborda os mistérios da fé à luz destes dois escritos. O horário é 19h30. Outro curso tradicional que abre nova turma este ano é o de "Teologia básica”, indicado para leigos que desejam ou necessitam de conhecimento bíblico-teológico intermediário, como catequistas, professores de crisma, missionários extraordinários da comunhão eucarística (meces), coordenadores de pastoral, entre outros. 

As aulas no Ifap são semanais alternando conteúdos das sagradas escrituras e do catecismo da Igreja Católica. A duração é de cinco semestres. A nova turma teve início ontem, 3, com os professores Renato Varges e André Luiz. Para quem procura uma formação teológica mais completa, o Ifap oferece "Teologia Plena”, com duração média de quatro anos. Uma novidade é que todo semestre o instituto abre as portas para quem quiser cursar, sem compromisso, uma disciplina que não possua pré-requisitos. Ao final do semestre, o aluno recebe o certificado de conclusão daquela área como participante de ‘mini-curso’ e caso continue com o curso pleno é abonado daquela matéria. 

Neste semestre o instituto oferece pela primeira vez a disciplina de liturgia, que será ministrada pelo diácono e ex-cerimoniário do bispo diocesano, professor Raphael Costa dos Santos, quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, a partir de hoje, 4, às 19h.


ESCOLA DE FÉ 

Além de todas as oportunidades citadas, outra novidade é o curso "Escola da Fé”, que começa a ser divulgado nas paróquias da diocese. É composto por cinco módulos independentes, com 12 horas de duração cada um. Cada módulo é aplicado em um final de semana e pode ser agendado pelo pároco de acordo com o calendário e necessidades pastorais e formativas da comunidade. Os cinco módulos são: "Santíssima Trindade”, "Jesus e a sua Igreja”, "Moral cristã I”, "Moral cristã II (bioética)” e "Nossa Senhora na vida cristã”. O curso tem conteúdo catequético-teológico bem completo e acessível, abrangendo todo catecismo da Igreja Católica e principais documentos do magistério da Igreja. Esse curso será aberto na Paróquia Sant’Ana de Japuíba (Cachoeiras de Macacu), nos próximos dias 21 e 22.


ENSINO RELIGIOSO 

No próximo mês de agosto será lançada outra turma do curso "Extensão em ensino religioso”, especialidade que garante a capacitação para credenciamento diocesano dos professores para atuação nas escolas públicas e aprimoramento dos profissionais das escolas particulares. Além disso, o Ifap manterá um canal de formação continuada, oferecendo bimestralmente palestras com temáticas específicas e abertura para troca de experiências, exposição de dúvidas e sugestões, visando aprofundar o conhecimento e aproximar os professores e futuros profissionais. As palestras serão aplicadas alternadamente com datas, local e temas divulgados em breve. Mais informações através dos telefones (22) 2528-9135 ou (22) 99890-6693 (WhatsApp). O e-mail é ifapdnf@gmail.com.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: curso | religião
Publicidade