Morte de PM em assalto: policial e operário são presos

domingo, 01 de fevereiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

A polícia prendeu na última quinta-feira, 29, um homem e um policial militar suspeitos de envolvimento na morte do sargento do 11º BPM, Elvis de Oliveira, 45 anos, que trabalhava nas horas vagas como segurança do supermercado Tio Dongo e foi morto com um tiro no tórax ao reagir a um assalto na manhã da última segunda-feira, 26, em Conselheiro Paulino. Elvis seguia no banco do carona de um Gol do supermercado em direção a uma agência bancária para depositar um malote em dinheiro do estabelecimento. O motorista do carro não se feriu, mas teve uma crise nervosa e foi levado ao hospital.

O operário Diego Alves de Oliveira, de 31 anos, que trabalha nas obras do Rio Bengalas, foi capturado após uma operação conjunta das polícias Civil e Militar. Na manhã desta sexta-feira, 31, o suspeito foi apresentado à imprensa na 151ªDP, na Vila Nova. Em troca de redução da pena, Diego confessou o crime e citou outras seis pessoas envolvidas na ação; cinco delas são do Rio de Janeiro e mais um policial militar do Batalhão de Nova Friburgo, o 11ºBPM. Segundo o delegado Mario Arruda, da 151ªDP, Diego atuou no recrutamento dos criminosos e também monitorou a saída do carro com o malote do supermercado. A polícia não divulgou os nomes dos suspeitos e nem do PM, mas disse que o policial está preso preventivamente no Rio de Janeiro.  

"No meu íntimo eu desejaria que fosse mentira, porque a gente corta na carne um problema desses dentro da instituição. É um policial militar que não tinha no seu histórico profissional nenhuma informação que indicasse uma empreitada como essa”, disse o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Carlos Hespanha Matt. De acordo com as investigações, há indícios de que o policial militar está envolvido no caso.

Segundo o delegado Mário Arruda, ainda não dá para afirmar se os criminosos tinham a intenção de matar o sargento Elvis, mas as investigações mostram que os criminosos sabiam que quem transportava o malote era um policial e que, às vezes, era outra pessoa do supermercado. Os R$ 92 mil em dinheiro e os tíquetes-alimentação que estavam no malote não foram recuperados.

"Essas pessoas vieram do Rio para praticar esse crime. Aqui em Friburgo nós não temos criminosos que costumam enfrentar policiais e, inclusive, matá-los. Já desconfiávamos que essas pessoas eram do Rio. Isso se comprovou depois”, disse o delegado da 151ª DP.

Os suspeitos vão responder por latrocínio — roubo seguido de morte — e podem pegar até 30 anos de prisão. A polícia não deu detalhes sobre as próximas etapas da investigação.

 

Começa o julgamento de acusados de matar dois em ensaio de bloco de carnaval

Os três suspeitos de envolvimento no tiroteio que matou duas pessoas e deixou dez feridas no ensaio do bloco carnavalesco Rastafare, em janeiro de 2013, no bairro Olaria, começaram a ser julgados nesta sexta-feira, 30, no Fórum de Nova Friburgo.

Frederico de Souza Santos, de 22 anos, é acusado de ter se infiltrado entre os foliões que participavam do ensaio do bloco na Rua Jardel Hottz, em frente ao campo do Friburguense, e efetuado diversos disparos. Um dos tiros atingiu Daniel Fernandes, 22 anos, que morreu no local, e Wandariete Klein, 37 anos, que fora ao ensaio buscar o filho adolescente, e morreu no Hospital Municipal Raul Sertã. Os outros dois suspeitos, Marlon Pereira e Alan de Assis, também serão julgados por participação no crime.

Em abril do ano passado, Rubens Leandro Berriel, de 26 anos, outro acusado do atentado, foi condenado a 104 anos de prisão. Seus advogados, no entanto, recorrem da sentença.

Segundo o relatório do processo, o crime teria sido motivado por vingança, pois Daniel Fernandes teria se encontrado um dia antes com a ex-namorada de Frederico de Souza Santos. O rapaz foi preso quase três meses após o crime. Ele será julgado pelos mesmos crimes que Rubens, pela morte de duas pessoas e de dez tentativas de homicídio triplamente qualificado, um homicídio duplamente qualificado e por dez tentativas de homicídios duplamente qualificados.


 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: PM | Assalto | assassinato
Publicidade