Um dia de homenagens a Heitor Villa-Lobos

Movimento continua durante o ano com várias atrações
domingo, 01 de fevereiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Liliana Sarquis

A comemoração do centenário da estreia de Heitor Villa-Lobos como compositor — que aconteceu no dia 29 de janeiro de 1915, no Theatro Dona Eugênia, em Nova Friburgo — foi marcado por uma série de atividades que começaram ainda na manhã de quinta-feira, 29, seguindo até a noite. 

A homenagem começou na casa número 29 da Rua Villa-Lobos, na Ponte da Saudade, que recebeu uma placa de bronze que marca a passagem do compositor por Nova Friburgo, relembrando a apresentação histórica. Descerrada pelo escritor Robério José Canto, da Academia Friburguense de Letras, e pelo pesquisador da vida e obra de Villa-Lobos, Paulo Jordão, a placa recebeu a assinatura de: Banda Euterpe Friburguense, Grupo de Arte Movimento e Ação (Gama), União Brasileira dos Trovadores-NF, Acianf, AFL, A VOZ DA SERRA e Amigos de Villa-Lobos. 

Dali, o grupo de representantes de diversas entidades de Nova Friburgo embarcou — numa alusão à obra mais popular de Villa-Lobos, "O Trenzinho do Caipira” — num veículo em forma de trem com destino à Praça dos Trovadores Rodolpho Abbud, no Suspiro, local onde, à noite, foi realizado o evento "Villa-Lobos no Trem da Trova”. 

"Quem iniciou este movimento foi o jornalista Girlan Guilland. Mas logo diversas entidades da cidade se entusiasmaram com a ideia”, contou Julio César Seabra Cavalcanti, o Jaburu, fundador do Gama. "O mais importante é que o evento quebrou a inércia e vamos dar continuidade a ele até 29 de janeiro do ano que vem. A intenção é realizarmos vários eventos, envolvendo, por exemplo, academias de dança, que produzirão números com as peças de Villa-Lobos. Mas a ideia é bem abrangente, será um grande movimento que pretendemos que culmine com um grande concerto de encerramento”.  

 

   

   

Na casa número 29 da Rua Villa-Lobos, Robério José Canto e Paulo Jordão, representando

o grupo, descerram a placa em homenagem ao músico sob aplausos de Jaburu, do Gama

 

Integrantes de diversas entidades também prestigiaram o evento, que contou com a apresentação de Thiago Guzzo


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Villa-Lobos | Música | homenagem
Publicidade